domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | Quem me Roubou de Mim? – Pe. Fábio de Melo


Um dos maiores pensadores da modernidade, Zygmunt Bauman, nos deixou um importante conceito que se destaca nas relações humanas atualmente, a Modernidade Liquida. Uma das principais características que permeiam essas relações, são as carências; presentes cada vez mais na vida das pessoas.

Zygmunt Bauman
A carência é um dos gatilhos do livro Quem Me Roubou de Mim? do Pe. Fábio de Melo. Lançado pela editora Planeta, a obra faz uma reflexão acerca de como nossas carências fazem com que idealizamos o outro e através do sequestro da subjetividade – que muitas vezes nem nos demos conta; desenvolva relações tóxicas.
Só podemos dar aquilo que temos. Se nos falta amor-próprio, é certo que não teremos amor a oferecer.
Pe. Fábio de Melo passeia por ciências como a teologia, a filosofia, a história, a sociologia e a psicologia para apresentar conceitos como sequestro, identidade, subjetividade, liberdade, plenitude, entre outros. Essas ideias apesar de enriquecerem o livro, o torna denso fazendo com que a leitura, em alguns momentos, fique lenta.

Pe. Fábio de Melo
A obra em tela é relativamente curta (possui  216 páginas), dividida em blocos temáticos. Essa escolha se mostra um verdadeiro acerto, pois ao começar com um conceito em que muitos entendem, o Padre oportuniza aos leitores irem subindo “um degrau” a cada capítulo – nos quais na conclusão da leitura saímos com um sentimento que percorremos um rico estudo acerca de um importante tema.

As caricaturas do amor são prejudiciais porque fazem absolutamente o contrário. Diminuem o horizonte, restringem, aprisionam, sequestram. Em nome do amor, cometemos atrocidades. Amarramos os outros em nós, porque nos equivocamos na compreensão do que consideramos ser amor. Amar não é fazer do outro nossa propriedade. Ninguém é tão completo que seja capaz de preencher totalmente as necessidades do outro. É absurdo pensar que nós possuímos todos os elementos de que o outro precisa para o seu crescimento. Por isso, há modalidades de amor.

Quem Me Roubou de Mim? é leitura obrigatória para todos. Por ser rico em reflexão, Pe. Fábio de Melo nos convida a mergulhar em nós mesmos com o objetivo de entendermos as nossas faltas e nossas inteirezas para fazermos do mundo uma lugar pleno, um campo fértil de crescimento, abundância e prosperidade.
Há pessoas que nos roubam. Há pessoas que nos devolvem.
Sinopse:


Em Quem me roubou de mim?’ Padre Fábio de Melo aborda uma violência sutil que aflige muitas pessoas – o sequestro da subjetividade. Essa expressão refere-se à privação que sofremos de nós mesmos quando estabelecemos com alguém, nas palavras do próprio autor, ‘um vínculo que mina nossa capacidade de ser quem somos, de pensar por nós mesmos, de exercer nossa autonomia, de tomar decisões e exercer nossa liberdade de escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário