domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | O Instituto – Stephen King


No universo literário poucos escritores são tão reverenciados quanto Stephen King. Dono de uma extensa bibliográfica, King é cultuado e aclamado graças ao horror, principal elemento de seus livros.
Algumas obras de King
Em seu mais recente lançamento, O Instituto, lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras, vemos uma organização secreta que sequestra crianças com dons especiais, a fim de que elas passem por testes e sirvam como soldados numa guerra que pode culminar com o fim do mundo.

É inegável que King é um escritor incrível e graças a seu talento, ele consegue criar histórias criveis, nas quais todos os elementos se complementam – como verdadeiras peças de um gigantesco quebra-cabeça. Nesta nova obra, não poderíamos deixar de destacar três grandes pontos:

Stephen King
Os Personagens:

Na história há três núcleos de personagens: os funcionários do InstitutoTim e os moradores de Dupray e as crianças.

Os funcionários do Instituto são compostos em sua grande maioria ex-militares, que resolvem ganhar mais trabalhando na iniciativa privada. É liderado pela Sra. Sigsby e que tem no misterioso homem do ceceio, o grande chefe. Eles são responsáveis pela maldade da história. Sequestram e torturam as crianças. Muitos mostram sinais de psicopatia e são extremamente insensíveis aos sofrimentos que causam.

As crianças tem uma faixa etária entre 6 a 18 anos. São sequestradas por possuírem poderes paranormais. Tem como protagonistas o trio formado por Luke, Avery e Sha. É o núcleo que está presente em todas as ações da história. É interessante observar como elas, inicialmente completas desconhecidas, passam a cuidar umas das outras, constituindo uma família (ligação que termina sendo determinante para o desfecho do enredo).
“… o que você fazia por si mesmo era o que lhe dava o poder.”
Tim e os moradores de Dupray, são os “anjos” da narrativa. O senso de dever e justiça de todos eles, fazem com que procurem ajudar Luke, sem medir esforços e os perigos que precisam enfrentar. A existência desses personagens permite ao leitor enxergar a bondade do mundo e traz a questão da eterna luta entre o bem contra o mal.

As localidades:

Instituto fica localizado na floresta do Maine, um lugar isolado e que é circundado por pequenas cidadezinhas, mantidas graças ao aporte financeiro proveniente de fontes desconhecidas. Na história, essa relação de poder e controle fica evidente durante a fuga de uma das crianças e no modo de operar da equipe de busca. Trazendo para a realidade se torna uma discussão interessante a se fazer, visto que muitas indústrias e grandes corporações buscam e atraem esses lugares com promessas de emprego e com o passar do tempo deixam como legado poluição e doenças para seus habitantes.
“— E eu apostaria um milhão de dólares que as pessoas de Dennison River Bend, que é a cidade mais próxima, sabem que tem alguma coisa acontecendo. Alguma coisa ruim. Mas não o quê, porque elas não querem saber. Por que iam querer? Faz com que eles sigam sobrevivendo, e, além do mais, quem acreditaria? Hoje em dia, ainda tem gente que não acredita que os alemães mataram tantos judeus. Chama-se negação.”
O extraordinário:

Para quem acompanha a escrita de King, sabe que o autor sempre traz um elemento fantástico nos seus livros – algo de sobrenatural ou de difícil explicação. Nessa nova história, ele optou por algo comum, a paranormalidade. Algumas das crianças possuem a capacidade de mover objetos, enquanto outras conseguem se comunicar por telepatia.

Com uma leitura ágil, apesar das suas mais de 500 páginas, O Instituto intercala elementos de suspense com cenas de ação, criando um ótimo entretenimento e mexendo com o imaginário dos seus leitores. Em alguns momentos, o leitor pode se chocar, uma vez que os experimentos realizados com as crianças são narrados de forma detalhada – o que traz mais realismo ao livro e coloca os homens, como os grandes monstros da história. Ainda assim, há quem durante a narrativa faça questionamentos se o Instituto é tão vilão assim. Afinal, eles acreditam que estão fazendo o bem para o mundo, com isso os fins justificariam os meios.

Stephen King consegue entregar uma obra cheia de alternativas, que mexe com o público e agradará em cheio aos seus fieis fãs.

Sinopse:


O novo livro de Stephen King, o Mestre do Terror, traz uma história inesquecível sobre um grupo de crianças com talentos especiais que precisam se unir para derrubar um grande mal.

No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos.

Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.

Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.

Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário