domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | Nua e Outros Poemas – Dayane Tosta


O que é a vida? Se não um conjunto de vivências que nos levam até a descoberta da nossa própria alma. E como essa descoberta é possível, se não for através das emoções que nos permitimos sentir.

Nos caminhos da vida, nada desperta tanto nossas emoções quanto a poesia. Através dela podemos sentir a simplicidade e acalentar o nosso coração. E é com o objetivo de convidar as pessoas para refletirem sobre a importância de viverem suas emoções que a escritora Dayane Tosta nos presenteia com seu livro Nua e Outros Poemas.

Dayane Tosta
Lançada pela editora Vecchio, a obra apresenta três fases da vida da autora: quando ela conheceu o amor romântico (vestígios do encantamento), o momento da desilusão (destroços da desilusão) e a descoberta do amor próprio (epifania da serenidade). Em cada fase, Tosta apresenta poesias profundas que ilustram cada momento por ela vívido e que, pela temática, farão com que muitos leitores se identifiquem e suspirem a cada verso lido.
A leitura dessa obra foi uma surpresa para mim, afinal não tenho o hábito de ler esse gênero. Ao longo do texto fui relembrando meus próprios processos e me identifiquei com muitas poesias, a exemplo da “Coisas que aprendi com calma“.
Coisas que aprendi com calma O sofrimento nasceu do excesso do apego O apego é fruto do desejo O desejo surgiu por conta de uma carência A carência vem daquilo que não tenho O que não tenho criou um mecanismo de projeções sobre o outro Naturalmente o outro não corresponde a todas as projeções Daí surge a frustração. O segredo, então, é fugir do apego Mas ninguém ainda descobriu como se faz isso.
Foi uma experiência diferente e gratificante, por possibilitar que os leitores interpretem a sua maneira os textos trazidos e ofereçam a todos, a chance de simplesmente sentir.

Nua e Outros Poemas é, antes de mais nada, revolucionário. Por apresentar, em um mundo cada vez mais anestesiado, os sentimentos como condição para o nosso crescimento. Além disso, fala sobre o papel da escrita em nossa jornada de descoberta. Por fim, o livro merece ser livro, para que a gente possa conhecer a escrita de uma jovem escritora, que nos ofereceu, de forma leve e profunda a beleza da própria alma.
Nua Eu escrevo para me ver nua Diante do espelho das palavras A minha alma se reflete Eu escrevo para desatar os nós Deixar fluir essa sangria Expulsar todos os medos Eu escrevo porque doi E toda dor é necessária Respiro cada sensação Eu escrevo porque me curo Enquanto faço a digestão De cada amargura Eu escrevo para me entender E me reconciliar comigo mesma Diante do abrigo da palavra.
Sinopse


"O livro é dividido em três partes que podem ser entendidas como três níveis de experiência afetiva. Vale lembrar que toda sensação é importante, não sentir é perigoso, pois ao se abster voluntariamente dos afetos reprimimos emoções que eles desencadeiam e isso reverbera das formas mais negativas na trajetória de casa ser. Neste sentido, esses poemas são a celebração das sensações sejam elas penosas ou boas." Dayane Tosta
"[..] esses textos podem ser lidos de duas formas: apenas tinta no papel para deleite dos olhos e da mente, ou nu." Lis Fonseca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário