domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | O Vendedor de Sapatos – Bruno Peres


as boas oportunidades surgem quando realizamos o bem e movimentamos tudo ao nosso redor.
As vezes estamos com muitas dúvidas na vida e ao pedirmos por orientações elas surgem da forma mais despretensiosa possível. Seja através de uma viagem, de uma mensagem de um desconhecido, de um amigo ou até mesmo de um livro. E é nessa última opção que aparece a obra O Vendedor de Sapatos.

Bruno Peres
Escrito pelo paulista Bruno Peres e lançado pela editora Alicanto, acompanhamos a história do jovem Ricardo, que frustrado por conta de que a viagem dos seus sonhos não vai mais acontecer, se precipita e vê sua vida desmoronar do dia pra noite. Desempregado, solitário e se sentindo injustiçado, resolve voltar para a casa dos pais, onde ele reencontra o tio-avô Alberto e recebe um convite para uma viagem que mudará para sempre a sua vida e a forma como ele enxerga o que realmente importa.

O Vendedor de Sapatos é antes de tudo um convite para refletirmos sobre a vida e nossas escolhas. Assim como Ricardo, ao longo da leitura, vamos identificando uma série de pontos em comuns – pequenas frustrações que sugam nossa energia e nos faz perder a paixão pela vida. Daí vem a necessidade de aprendermos com os Albertos que conhecemos em nosso caminho (familiares e amigos mais experientes), no intuito de viajarmos para fora de nós mesmos e reencontrarmos os elementos que reacendem a nossa paixão por viver. Um destaque negativo sobre a obra é em relação a revisão textual, existem erros de espaçamento e parágrafos sem conclusão de ideia.

Bruno Peres utiliza elementos que vemos em obras consagradas, a exemplo do Pequeno Príncipe, no qual através do diálogo sempre aparecem ensinamentos e momentos de reflexão – nos quais sempre remete as questões de companheiros, solidariedade e bondade. Em muitas passagens, surgem trechos marcantes e que merecem ser destacados para uma futura nova visita.
é muito comum julgarmos as pessoas com base em nossas experiências. Tudo o que vimos, ouvimos e vivemos são usados para criar nossas bases de julgamento. Por isso, algumas pessoas se mostram mais abertas as diferenças do que outras.
O Vendedor de Sapatos é uma daquelas preciosidades que nos chegam por acaso, mas que nos marca de tal forma que é impossível voltarmos a sermos ao que éramos antes. Mesmo o livro sendo narrado de forma simples, todos deveriam ler e colocar em prática os ensinamentos que seu Alberto transmite, para que assim tenhamos um mundo melhor.
Ajudar nem sempre é apenas dar algo a alguém, a caridade está em entender as pessoas, em apoiar a seguir com suas vidas. Nem sempre elas precisam apenas de uma doação.
Sinopse:


O vendedor de sapatos trás a jornada de Ricardo em uma viagem inesperada de autodescoberta. Jovem e imaturo, Ricardo possuía o costume de depositar seus problemas sob a responsabilidade das pessoas a sua volta sem perceber. Seu destino muda ao encontrar-se com seu tio-avô, Alberto, que o leva em uma viagem repleta de conhecimento e bondade pelos caminhos da experiência de um homem, que viveu tudo o que a vida pôde lhe oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário