domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | Caixa de Pássaros – Josh Malerman


A complexidade da mente humana é tamanha que até hoje não a conhecemos totalmente. Assim como ela pode contribuir para que façamos coisas incríveis, ela também pode criar monstros capazes de nos aterrorizar a ponto de tornarmos prisioneiros.

É tendo como base esse medo irracional que Josh Malerman constrói a história de seu livro de estreia, Caixa de Pássaros, lançado no Brasil pela editora Intrínseca.

Josh Malerman
Na trama, acompanhamos a história de Malorie, que tenta sobreviver em um mundo totalmente aterrorizante e sem sentido. “Criaturas” vagam por aí e qualquer humano que as vejam comete atos de extrema violência e em seguida se suicidam.

A história é apresentada com os capítulos alternando entre o passado e o presente, e a todo momento há uma sensação claustrofóbica que chega a ser palpável. A falta de visão faz de qualquer barulho uma verdadeira ameaça. Outro ponto alto da trama são os questionamentos em torno das “criaturas” que fazem os leitores terem dúvidas se de fato elas existem ou o terror gerado é fruto de uma loucura coletiva.
O homem é a criatura que ele teme.
Apesar da história envolvente, os personagens do livro, exceto Malorie, não são carismáticos e por não terem um desenvolvimento adequado dificilmente terão uma identificação com o público. O que termina provocando ao longo da leitura um certo sentimento de que eles podem ser descartados a qualquer momento, se isso significar a verdadeira revelação das “Criaturas”.

Caixa de Pássaros é uma obra que vai mexer com alguns dos nossos próprios medos e gerará muita discussão sobre os motivos que levaram ao fim do mundo. Malerman faz uma boa estreia e mostra que pode dar continuidade ao legado do mestre do terror Stephen King num futuro próximo.

Curiosidades:

Netflix adaptou a obra em uma grandiosa produção, protagonizada por ninguém menos que Sandra Bullock.


Sinopse:


Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário