sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Resenha | Isabel de Castela – Giles Tremlett


As mulheres sempre tiveram lugar de destaque na história. Na atualidade muito tem se discutido acerca desse protagonismo e do empoderamento feminino, o que faz do livro Isabel de Castela: A Primeira Grande Rainha da Europa um lançamento oportuno e uma ótima referência para o debate.

Escrito pelo jornalista inglês Giles Tremlett, que possui uma rica produção sobre a história da Espanha, e lançado no Brasil pela editora Rocco, essa biografia com mais de 600 páginas e 46 capítulos se destaca pela riqueza dos detalhes e em trazer a importância de Isabel de Castela em fazer de uma nação fragmentada, uma potência mundial.


Dona de uma grande inteligência estratégica e política, o caminho ao trono não foi fácil para Isabel. Considerada por muitos como herdeira ilegítima, fez valer sua vontade para se casar com Fernando de Aragão e negociar com muito Grandes Nobres espanhóis para chegar ao poder. Uma vez rainha, inaugurou uma monarquia compartilhada com seu marido, o que surpreendeu a muitos, uma vez que se acreditava que ela seria relegada a segundo plano com Fernando sendo o soberano.


Ambientado em um período marcado por inúmeros reis e de pouco destaque feminino, Isabel logo passou a ser respeitada, graças ao seu forte temperamento e de um messianismo autoproclamado. Inserida em um contexto ao qual o cristianismo decaia vertiginosamente e outras potencias europeias descobria terras além mar, Isabel não se furtou em adotar medidas pouco populares – como expulsão dos judeus, conversão forçada dos muçulmanos ao catolicismo, perseguição política, assassinatos, a reforma nos monastério, apoio a expedições marítimas de Colombo; tudo para fazer o que muitos consideravam impossível, unificar e expandir o reino espanhol.


A leitura da obra Isabel de Castela é uma mistura de sensações. Nos primeiros capítulos a grande quantidade de personagens e detalhes em excesso, como a vestimenta da rainha, torna a experiência um pouco maçante e cansativa; contudo, tudo melhora com a chegada de Isabel ao trono, trazendo as estratégias de guerra e as negociações de governo, o livro ganha em emoção e torna o leitor refém até a conclusão da história. Apesar de ser uma figura controversa, afinal muitos a tem como tirânica, Tremlett consegue devolver a Isabel o protagonismo que lhe cabe na formação da Espanha e destacar a riqueza da história dessa nação.

Isabel de Castela: A Primeira Grande Rainha da Europa é recomendada para todos que buscam conhecer a história do mundo, em especial, para os historiadores que tem diante de si um rico prato que merece ser devorado.



Sinopse:

Em 1474, uma mulher de 23 anos subiu ao trono de Castela, o mais poderoso reino da Espanha, naquela época dividida em cinco reinos conflitantes entre si. Diante dela, o desafio considerável de ser uma soberana jovem em um mundo predominantemente dominado pelos homens e o de reformar e unir um importante reino europeu. Desafios que ela encarou com coragem e determinação, tornando-se a pioneira do seleto clube de grandes soberanas europeias que inclui Elizabeth I da Inglaterra, Catarina, a Grande, da Rússia e a rainha Vitória da Grã-Bretanha. Nesta aclamada biografia, o jornalista e historiador inglês Giles Tremlett apresenta, com riqueza de detalhes e um estilo envolvente, a trajetória de “Isabel, a Católica” – alcunha que conquistou não só em função de sua fé, mas principalmente pelo vigor com que empreendeu a Reconquista cristã da Espanha do domínio muçulmano –, que liderou exércitos, transformou uma nação convulsionada numa das maiores potências do mundo e financiou a viagem de Cristóvão Colombo à América, entre outros feitos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário