sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Resenha | Renato Aragão do Ceará para o coração do Brasil


Quando se fala em televisão brasileira, é impossível não citar Renato Aragão, o nosso Didi Mocó. Líder dos Trapalhões, que desde a década de 1970 nos faz rir de forma solta e genuína, possui lugar cativo em nossos corações.


Para presentear milhões de fãs pelo mundo afora e também homenagear esse gênio do humor, a editora Estação Brasil traz o livro Renato Aragão – Do Ceará Para o Coração do Brasil, do escritor Rodrigo Fonseca.

De início vale deixar claro que essa obra é muito mais um retrato dos bastidores dos mais de 50 anos de carreira de Renato Aragão e tem muito pouco de sua vida pessoal, o que pode gerar algum desapontamento nos leitores.

Feito os esclarecimentos necessários, podemos destacar a maneira como a obra foi construída. Fonseca faz a opção por capítulos curtos, que muito se assemelha a uma estrutura de entrevista, o que possibilita abordar uma maior variedade de eventos e sempre enriquecido com fotos dos bastidores e cartazes das produções.

Por falar em bastidores, ao revisitar obras como Os Saltimbancos Trapalhões e Os Trapalhões e o Mágico de Oróz  somos transportados para a nostalgia da infância, onde nas tardes de domingo o riso era presença certeira na maioria dos lares.


Dono de uma personalidade mais contida, Renato Aragão nos emociona com as lembranças da perda de seus companheiros Mussum e Zacarias, além de nos inspirar com um amor que beira a devoção que ele nutre por sua família e pelas crianças do Brasil. E como não poderia deixar de citar, o seu alter ego Didi Mocó, de alma extrovertida e brincalhona, somos convidados a cuidarmos da nossa criança interior e de todas aquelas que nos trarão um futuro melhor.


Renato Aragão – Do Ceará para o Coração do Brasil é uma obra familiar e que homenageia a memória do Brasil. Um singelo agradecimento a esse trapalhão que a tanto nos encantou e ainda hoje continua nos mostrando o valor de um sorriso e a beleza de se doar para o outro. É indicado para todos, em especial para aqueles interessados em produções artísticas é um prato riquíssimo de ensinamentos e história televisiva.


Sinopse:


Quem é esse homem batizado Antonio Renato Aragão? Quem é esse artista que há cinco décadas, no cinema e na TV, faz gerações e gerações de brasileiros sorrirem? E o que faz Renato Aragão, aos 82 anos, acreditar que “ainda há muito a fazer”?
Em um dos textos de apresentação de Renato Aragão: Do Ceará para o coração do Brasil , o próprio artista toma a palavra e se dirige ao leitor para dizer: “Este livro é uma forma de saciar a curiosidade que as pessoas... possam ter sobre o percurso que venho fazendo... Bom, esta é uma viagem para dentro de mim. Uma viagem feita de saudades, memória e muita gratidão.”
Rodrigo Fonseca, roteirista e crítico de cinema, é quem nos conduz ao longo desta grande e bela viagem pela vida e alma de Renato Aragão. Baseado nas memórias do artista e em meticulosa pesquisa, o autor nos conta a trajetória de Aragão desde o nascimento em Sobral, no Ceará, em 1935, até o momento em que o criador do Didi assiste ao lançamento da nova geração de Os Trapalhões, em 2017.
Ricamente ilustrado, o livro conta ainda com uma seção de depoimentos de diversas personalidades, tais como: Caetano Veloso, Fernanda Montenegro, Maria Bethânia, Dedé Santana, Cacá Diegues, Daniel Filho, José Padilha, entre tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário