domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | Petrus Logus – Augusto Cury


Recentemente foi lançada a saga Petrus Logus, do renomado escritor e psiquiatra Augusto Cury. Sendo que os dois primeiros livros – O Guardião do Tempo e Os Inimigos da Humanidade – chegam a todas as livrarias do Brasil pela editora Benvirá.


A obra e seus personagens

Na história, conhecemos o poderoso Reino de Cosmus, governado a mão de ferro pelo Rei Apolo e seus conselheiros Terrivius, Superius e DémetriusCosmus foi erguido das cinzas do mundo antigo, destruído pelo consumo excessivo e pelo aquecimento global, que culminaram com a terrível Terceira Guerra Mundial.

Contudo, dentro do reino existe um jovem príncipe, capaz de abalar a mente dos mais altos conselheiros do rei, seu nome é Petrus Logus. Desde sua infância ele já se mostra uma pessoa destemida e justa, que questiona as atrocidades do rei, seu próprio pai. Esse lado questionador coloca Petrus em um grande perigo, sendo alvo de muitas perseguições e inúmeras humilhações. Para surpresa e espanto de todos, os castigos sofridos por Petrus só o torna mais forte, fazendo com que ele seja conhecido como o líder do povo, aquele capaz de libertar a todos da miséria e escravidão em que vivem.

Nessa difícil missão, Petrus terá a companhia de ilustres pessoas. Além da inteligentíssima Nátila, sua amada; estará ao seu lado seus fieis amigos: Piradus, Malthus, Santorus, Sombra, entre outros.

O grande mistério/ temas abordados

Na jornada desse grupo incomum, vamos descobrindo como a exclusão e o abuso do poder são capazes de produzir as maiores violências da humanidade.

Visitaremos o Vale dos Mutantes (seres excluídos por conta das suas “deformidades”); o Vale dos Loucos, onde são trancados aqueles que deixaram de ter esperanças no mundo; e o Vale dos Escravos, no qual muitos perdem a vida para manter os excessos do reino.

Cansados de lutar contra os sintomas dos problemas, o destemido príncipe e seu grupo de amigos, partem para confrontar o Rei e colocar fim definitivo em toda a miséria do povo. É quando o inimaginável acontece, e uma tecnologia que se acreditava estar extinta aparece, fazendo com que todos questionem quem são os verdadeiros governantes de Cosmus.

Opinião

A saga de Petrus Logus e seus amigos é muito relevante na atualidade. Por abordar temas como intolerância religiosa, escravidão e preconceito, a leitura da obra se torna fundamental.

Além disso, ao mostrar como o abuso de poder e a exclusão causam inúmeras dores emocionais e sociais, Augusto Cury utiliza-se da sua teoria de inteligência multifocal para fornecer ferramentas de gestão emocional, muito importante no mundo moderno, o qual cada vez mais somos escravos de nós mesmos.


Curiosidade

A obra já possui seus direitos ligados a uma adaptação cinematográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário