domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | O Oráculo Oculto – Rick Riordan


Atualmente, com as atualizações constantes e jovens cada vez mais conectados com os avanços tecnológicos é muito comum que o interesse pela Antiguidade seja cada vez mais raro. Com isso, matérias como a História, aos poucos vão caindo no esquecimento.

Diante desse cenário de desinteresse, Rick Riordan surgiu como um verdadeiro herói, ao se apropriar dos mitos antigos – gregos (principalmente), romano e egípcio; para resgatar o interesse das novas gerações pelas histórias antigas.

Rick Riordan
Tudo começou em 2011 (no Brasil) com o lançamento do livro O Ladrão de Raios (adaptado ao cinema), no qual fomos apresentados ao Acampamento Meio Sangue e nos apaixonamos pelas sagas de nossos heróis Semideuses – Percy Jackson e os Olimpianos e Percy Jackson e os Heróis do Olimpo. Tendo um público consolidado, Riordan surpreende ao trazer uma nova quintologia, As Provações de Apolo, que dá seguimento a sua última saga.


Em O Oráculo Oculto, primeiro volume da quintologia As Provações de Apolo (da editora Intrínseca), temos como personagem principal o Deus do título, castigado com a perca de seus poderes divinos, ele é lançado na Terra no corpo de um adolescente de 16 anos, Lester Papadopoulos. Desorientado e precisando de ajuda para entender a confusão em que se encontra, ele se aliará a Meg McCaffrey e aos semideuses do Acampamento Meio-Sangue, onde novos mistérios os esperam e a busca para recuperar seu posto no Olimpo, se mostrará uma ameaça que promete mudar a organização mundial e ser mais mortal do que nunca.

Inicialmente os leitores podem torcer o nariz para essa obra, já que é a terceira saga que tem como trama central, os deuses gregos. Contudo, Riordan prova mais uma vez que além de ter encontrado a fórmula do sucesso ainda tem muita história para contar. Mesclando nossos heróis favoritos, com novos personagens que precisam passar por provações, além das piadas (dignas dos filmes da Marvel) e de vilões com modus operandi “bem atuais” o autor traz frescor a trama e faz da leitura uma verdadeira aventura apaixonante.

O Oráculo Oculto é um livro recheado de surpresas. Uma trama que fará com que um Deus se reconheça humano e humanos se aproximem ainda mais dos Deuses do Olimpo.

Sinopse:


Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. 
O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. 
Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário