domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | Picos e Vales – Spencer Johnson


As pessoas, principalmente os mais jovens, hoje em dia, vivem basicamente de projeções do que serão/terão no futuro – o emprego ideal, a casa dos sonhos, o relacionamento de conto de fadas. Esse comportamento, muitas vezes reforçados pelos responsáveis e amigos que se dizem preocupados com o bem estar deles, termina sendo campo fértil para o desenvolvimento da ansiedade, das frustrações e do comportamento depressivo.
O motivo mais comum pelo qual você fica pouco tempo num pico é a arrogância, que se disfarça de segurança. O motivo mais comum pelo qual você fica muito tempo num vale é o medo, disfarçado de conforto.
Tomando como base a maneira de viver das pessoas na atualidade, Spencer Johnson apresenta o livro Picos e Vales (da editora Record – pelo selo Best Seller). Na trama conhecemos Michael, um rapaz que está com uma série de problemas profissionais e pessoais e não sabe o que fazer. Assim, resolve se aconselhar com Ann Carr, uma mulher bem sucedida. Durante uma reunião, Ann compartilha com Michael uma história sobre um jovem que vivia em um vale e após uma série de frustrações resolveu ir até um pico atrás de respostas para seus anseios e lá foi surpreendido ao encontrar um velho, que com sua sabedoria iria abrir a mente do jovem e transformar sua vida para sempre. 

Spencer Johnson
A leitura da obra me surpreendeu um pouco por ter uma temática próxima da autoajuda e ser muito reflexiva. Os Picos e Vales são na verdade metáforas para os momentos bons e ruins que temos ao longo da vida e com o avançar dos capítulos vamos aprendendo estratégias para lidar melhor com eles.
Picos e vales estão ligados. Os erros que você comete durante os bons momentos hoje geram os maus momentos de amanhã. E as coisas sábias que você faz durante os momentos ruins hoje geram os bons momentos de amanhã.
Também é interessante notar o simbolismo que há na relação entre o jovem (que quer as coisas imediatas e por isso é mais impulsivo) e o velho (que por conta da experiência tem a sabedoria de contemplar o presente que lhe foi dado/construído) – é a questão do legado e da sabedoria dos nossos ancestrais (que estamos abrindo mão, em favor das tecnologias).

Apesar do livro ser repetitivo em alguns momentos, ele oferece muitas reflexões e ensinamentos para que possamos aplicar no nosso cotidiano e assim nos tornar adultos mais saudáveis e conectados com o presente – sem necessariamente perder de vista o planejamento do futuro.

Vale destacar ainda, os diversos trechos contidos na obra que nos fazem pensar e por isso, são dignos de destaque. A exemplo desse a seguir:
Ninguém pode ficar num lugar para sempre. Mesmo que permaneça fisicamente num mesmo lugar, sempre estará entrando e saindo dos lugares no seu coração.
Picos e Vales é uma obra despretensiosa, mas que oferece aos leitores, das mais variadas idades, reflexões e ensinamentos sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida e em como elas geram os tipos de momentos que teremos. O livro é ideal para gestores de grupos, mas o grande público também pode se deleitar com a sabedoria que ele traz.
É possível sair de um vale mais rápido quando conseguimos sair de nós mesmos: no trabalho, sendo mais úteis, na vida pessoal, sendo mais amorosos.
Curiosidades

  • O autor Spencer Johnson escreveu o famoso livro Quem Mexeu no Meu Queijo.
  • O autor Spencer Johnson morreu aos 78 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas.
Sinopse


Picos e Vales relata a história de um jovem que vive infeliz até encontrar um senhor que mora em uma montanha. Após conversas e experiências, o jovem aprende a refletir sobre os caminhos que escolheu e percebe que, entre dois picos, há sempre um vale: um momento de avaliação das decisões tomadas e de concentração nos objetivos a serem alcançados. Contada com o brilhantismo do autor que já vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo, Picos e vales é uma história única de sabedoria e êxito, que convida o leitor a fazer uma jornada pelos próprios altos e baixos e a usar suas lições para vencer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário