sábado, 28 de dezembro de 2019

Resenha | Livre Para Voar – Ziauddin Yousafzai


A ideia de globalização surge, de maneira simplificada, da necessidade de aproximar os povos com o intuito de um melhor desenvolvimento. Contudo, ao invés dessa aproximação propiciar harmonia, hoje, o que vemos é um realce das nossas diferenças e que comumente têm sido resolvidas através de conflitos violentos com uso de armas de fogo.
“O amor é a coisa mais poderosa que os seres humanos podem ter. A paz e a paixão podem vencer a violência… As armas podem trazer um poder imediato ou uma mudança imediata, mas não de tipo duradouro. A mudança duradoura é aquela que se defende e na qual se acredita.”
Em meio a tantos conflitos, há também histórias de lutas e resistências que quando descobertas servem para acalentar os corações cansados que almejam uma sociedade melhor e inspirar as pessoas a buscarem esse caminho. É o caso de Ziauddin Yousafzai, que nos apresenta um pouco de sua jornada no livro Livre Para Voar.

Ziauddin Yousafzai e Malala Yousafzai
Lançado no Brasil pela editora Companhia das LetrasLivre Para Voar é uma obra biográfica/histórica na qual Ziauddin nos conta como foi crescer em uma sociedade patriarcal do Paquistão e como a educação foi importante para que ele refletisse sobre os costumes e passasse a desejar uma transformação social, mudança essa a qual ele iniciou no próprio modo de agir.
“Acredito que todas as crianças aprendem com o que fazemos, não com o que ensinamos… É assim que acredito que se dá a transformação social. Ela começa por nós.”
Yousafzai, ainda, narra fatos que vivenciou/presenciou e utiliza de sua relação familiar para nos convidar a levantarmos nossa voz frente as injustiças que presenciamos no intuito de construir uma sociedade mais igualitária e com oportunidades para todos. Afinal, ele acredita que “a educação não se resume a aprender fatos e fazer provas. As melhores escolas são aquelas onde se libera o potencial de todos os estudantes…”

Para um pedagogo, como eu, Livre Para Voar é um deleite. A cada página do livro nota-se a sensibilidade e o cuidado que Ziauddin Yousafzai teve com seus familiares, que de certa forma foram os mestres que o ajudaram a ir revendo suas próprias opiniões e remodelasse sua forma de viver. Além disso,  fiquei feliz em perceber que as dificuldades encontradas pelo autor em sua trajetória na área educacional, não o fizeram desistir. Mas, sim, continuar com determinação, motivação e perseverança em buscar a educação como um meio de dar voz, principalmente,  as meninas que são constantemente marginalizadas por uma cultura patriarcal e que aos poucos iam deixando seus próprios sonhos pelo caminho. Fiquei muito comovido ao revisitar o atentado sofrido por Malala, filha do autor, e perceber como esse ato de violência terminou a fortalecendo para que continuasse na luta pelo direito à educação das meninas.
“Creio que o empoderamento das meninas não deve se dar às custas do enfraquecimento dos meninos. Meninos esclarecidos, confiantes, amados pela família, ensinados a se valorizar e a respeitar irmãs, mãe e colegas de escola, tornam-se homens bons e ajudam a concretizar a mudança”.
Em tempos de “líderes” megalomaníacos que celebram a ditadura, que tentam separar famílias com um muro, que cometem verdadeiros genocídios e que roubam da população; Ziauddin Yousafzai é uma inspiração para um mundo que clama por equilibro e a renovação da esperança de todos aqueles que ainda acreditam na humanidade. Sejamos todos Livres Para Voar.
“Realmente acredito que as normas sociais são grilhões que nos escravizam. Acostumamo-nos a essa escravidão e então, quando rompemos os grilhões, a primeira sensação de liberdade pode assustar, mas, quando começamos a senti-la, percebemos na alma como é gratificante.”
– Curiosidades

  • Em 2019, O Capacitor estará trazendo os principais lançamentos da editora Companhia das Letras, através de uma parceria;
  • O livro Livre para Voar foi escrito por Ziauddin Yousafzai em parceria com Louise Carpenter;
  • Ziauddin Yousafzai é pai de Malala Yousafzai a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, em reconhecimento por sua luta em prol dos direitos à educação das meninas;
  • Malala Yousafzai escreveu o livro Eu Sou Malala.
– Sinopse



“Neste relato comovente sobre amor, paternidade e luta por direitos, Ziauddin Yousafzai, o pai da Malala, rememora sua história e sua longa batalha para que meninos e meninas tenham as mesmas oportunidades. Um livro para todos aqueles que desejam criar seus filhos num mundo mais justo e igualitário. Ziauddin Yousafzai tem motivos de sobra para ser um pai orgulhoso: Malala sobreviveu a um atentado do Talibã, ingressou na prestigiosa Universidade de Oxford e se tornou a mais jovem vencedora do prêmio Nobel da paz e uma das principais vozes da luta pelos direitos das mulheres. O que ele fez para criar uma menina tão extraordinária? A resposta é mais trivial do que se imagina: educou-a com amor, incentivo e gentileza — e sobretudo com a convicção de que sua filha era digna das mesmas oportunidades que os meninos recebem. Livre para voar é o relato inspirador de um menino gago que cresceu em uma pequena vila no Paquistão e se tornou um dos grandes ativistas pela igualdade de gênero. Exemplo para os pais que querem que seus filhos façam a diferença, Ziauddin mostra como o respeito e a educação são capazes de criar um mundo melhor para todas as crianças.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário