sábado, 28 de dezembro de 2019

Resenha | Almas Gêmeas – Nicholas Sparks


Antes de começar essa resenha propriamente dita me deixem contar uma história para vocês. Ela começa como muitas de hoje em dia, uma pessoa em comum “apresenta” dois desconhecidos pela internet e daí nasce uma conexão. O diferencial nela é que por muitos anos, esses jovens desenvolveram uma grande amizade, mesmo sem nunca terem se encontrado (e olha que eles moravam na mesma cidade); na qual, um dava forças para o outro nas idas e vindas da vida. Um belo dia o acaso estava favorável e após quase dez anos, surgiu o primeiro encontro. Desse encontro muitos outros aconteceram, mas quis a vida que as coisas não saíssem, exatamente, como eles planejavam.
O destino que mais importa na vida de qualquer um é aquele relativo ao amor.
O que a história acima tem em comum com o livro Almas Gêmeas, do Nicholas Sparks? Em primeiro lugar o fato de que quando duas pessoas estão “destinadas” a se encontrarem, o acaso vai dar um jeito de fazer esse encontro acontecer. Outra coisa em comum é a mensagem de que apesar da imprevisibilidade da vida, devemos sempre aproveitar o presente da melhor forma, afinal nunca saberemos quanto tempo temos.
Uma das coisas maravilhosas em relação a uma folha… é que ela nos lembra de viver da melhor maneira possível pelo máximo de tempo possível, até enfim chegar a hora de se soltar e se permitir sair de cena flutuando com leveza.
Bom, Nicholas Sparks sabe contar uma história de amor como ninguém. Nessa nova obra, o autor adapta uma história real, encontrada por acaso em uma de suas viagens para a Carolina do Norte. Assim, ele se aproxima do estilo de seus primeiros livros – a exemplo de Diários de Uma Paixão e Noites de Tormenta-, para fazer nossos corações perder o compasso com a história de Tru Hope.

Nicholas Sparks
Tru, é um guia de safári que vive no Zimbábue, pai de um menino – fruto de um casamento que não deu certo, é assombrado pela história terrível do seu passado – o que explica um pouco sua opção em viver na selva. Sua experiência de vida, o tornou um homem profundo, de poucas palavras, um bom ouvinte. Parte para os Estados Unidos com o objetivo de conhecer seu pai biológico e descobrir um pouco mais sobre suas origens.

Hope é uma mulher que sempre planejou a vida. Imaginava ter o emprego dos sonhos, o marido ideal e os filhos mais amorosos com 30 anos… Hoje com 36, se pergunta se não desperdiçou parte de sua vida com seu ex-namorado, precisa encontrar ânimo para o casamento de sua melhor amiga e ainda lidar com a descoberta da grave doença do seu pai. Tudo isso a faz se questionar sobre a vida que levou até aqui.

Praticamente os únicos personagens do livro, nossos protagonistas são de mundos completamente diferentes. Possuem carisma, são solitários e sentem um pelo outro uma atração instantânea e uma química digna de verdadeiras Almas Gêmeas. O encontro que começou despretensioso aos poucos vai ganhando em emoção e significado – é gostoso acompanhar a maneira como eles se envolvem, como eles vão se apaixonando.

Ambos sabem que possuem menos de uma semana para voltarem a suas vidas, mas mesmo assim resolvem viver o amor que surge entre eles e aproveitar da melhor forma aqueles dias. Agora precisarão lidar com as descobertas das suas histórias, com os sentimentos novos e com uma decisão que mudará para sempre a vida dos dois.
ser profundamente amado por alguém nos dar força, e amar profundamente alguém nos dá coragem.
O livro é dividido em duas partes. A primeira retrata os anos de 1990, somos apresentados a nossos protagonistas e descobrimos o que motivou cada um a estar na praia naquela semana. A segunda parte, já é no “presente” (ano 2014), onde acompanhamos as mudanças na vida de nossos protagonistas e de que forma aquela semana de 24 anos atrás significou para eles.

Apesar de ser um livro curto, 272 páginas, Sparks não teve pressa em construir sua história, o que nos ajuda a se apaixonar junto com os personagens. Os problemas dos protagonistas também são muito comuns, o que contribui para que o leitor crie uma empatia com a obra e tenha uma identificação imediata. Agora, o grande diferencial dos livros desse autor, sem dúvidas nenhuma, é a delicadeza em relatar histórias de amor. O que traz uma certa mágica e acalenta ao coração.

Almas Gêmeas, da editora Arqueiro, é Nicholas Sparks em sua melhor forma. Um livro para acalentar o coração e a alma; e para nos fazer acreditar na força do amor, afinal por quanto tempo um sonho consegue sobreviver?

Sinopse:


Hope Anderson está numa encruzilhada. Aos 36 anos, ela namora o mesmo homem há seis, sem perspectiva de casamento. Quando seu pai é diagnosticado com ELA, Hope resolve passar uma semana na casa de praia da família, na Carolina do Norte, para pensar nas difíceis decisões que precisa tomar em relação ao próprio futuro.
Tru Walls nasceu numa família rica no Zimbábue. Nunca esteve nos Estados Unidos, até receber uma carta de um homem que diz ser seu pai biológico, convidando-o a encontrá-lo numa casa de praia na Carolina do Norte. Intrigado ele aceita e faz a viagem.
Quando os dois estranhos se cruzam na praia, nasce entre eles uma ligação eletrizante e imediata. Nos dias que se seguem, os sentimentos que desenvolvem um pelo outro os obrigam a fazer escolhas que colocam à prova suas lealdades e reais chances de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário