sábado, 28 de dezembro de 2019

Resenha | Fracasso e Acaso – Ricardo Horowicz e Luiz Alberto Py


No mundo da leitura, as vezes somos tão surpreendidos por um livro que passamos a acreditar que fomos escolhidos por ele. Este foi um dos casos que me aconteceu ao ler o livro Fracasso e Acaso: Uma reflexão sobre erros, acertos e o papel do aleatório em nossas vidas; lançado no Brasil pela editora Rocco.

Em um primeiro momento somos levamos a crer que o livro escrito pelo físico Ricardo Horowicz em parceria com o psiquiatra Luiz Alberto Py se trata de uma obra de autoajuda, contudo logo nas primeiras páginas essa impressão cai por terra.
“… a percepção do fracasso surge quando comparamos o que alcançamos com o que queríamos ter alcançado. Ou, ainda, com o que outros alcançaram… Este ‘outro’ com quem competimos deve ser alguém semelhante, ao ponto de podermos imaginar que poderíamos ter sido ele, fossem outras as circunstâncias. Assim, quando nos comparamos com um outro, o que estamos fazendo é comparar o que almejamos com o que atingimos.”
Abordando a relação entre fracasso e acaso em diversos temas de nossas vidas – a exemplo das escolhas, pessimismo, memória, oportunidade, arrependimento, inveja, amor, finanças e nossas relações com o outro; os autores oferecem uma série de conceitos e experiências que nos proporcionarão reflexões que culminam com os seguintes questionamentos: até onde temos o poder de decidir os rumos da nossa vida? O que faz com que a gente se sinta como um fracassado ou uma pessoa de sucesso?

Fracasso e Acaso é um livro que possui uma capa belíssima, de um azul tranquilizador e com uma arte que já reflete a imprevisibilidade que os autores nos convida a conhecer. Ainda sobre a obra, ela emocionará aos leitores que se identificarão com diversas passagens ao longo da leitura, e oportunizará a todos ressignificar nossas crenças, rever nossas dores e acima de tudo vivermos de uma forma mais leve, sabendo que nem tudo que nos acontece é fruto de nossas ações somente.

Sinopse:


Partindo da análise de erros e acertos em trajetórias pessoais, o físico Ricardo Horowicz e o psicanalista Luiz Alberto Py se uniram para dar forma ao lançamento Fracasso e acaso, no qual se debruçam sobre temas como amor, inveja, finanças, sucesso e arrependimento para questionar se temos afinal controle sobre os acontecimentos, o quanto somos responsáveis por nossas derrotas (ou por nossas conquistas), e quais as lições que podemos tirar a partir disso para transformar nossa relação com o mundo e com nós mesmos. Partindo de suas vastas expertises – Horowicz é PhD em Física e atualmente é vice-presidente sênior da TCW Asset Management, em Los Angeles, onde desenvolve modelos matemáticos aplicados ao complexo mundo das finanças, e Py é psiquiatra especializado em psicanálise com mais de 50 anos de experiência profissional e autor de inúmeros livros – os autores analisam o quanto nossas vidas são alteradas por eventos triviais e escolhas aparentemente sem importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário