sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Resenha | O Fim do Mundo é Aqui – Amy Zhang


Ao longo da vida estamos sujeitos a uma série de situações e escolhas que marcam para sempre a nossa história, principalmente na fase de transição entre o fim da adolescência e o início da vida adulta. Essas marcas podem nos levar ao final feliz do nosso conto de fadas ou a tragédia que desencadeia um verdadeiro apocalipse e é essa descoberta que encontraremos ao concluir a leitura da obra O Fim do Mundo é Aqui.

Escrito por Amy Zhang e lançado pela Editora Rocco somos apresentados aos nossos dois jovens protagonistas Micah e Janie, prestes a fazerem dezoito anos. Duas almas gêmeas que por carregarem um coração cheio de pesar se encaminham para a autodestruição. Quando juntos, eles se enchem de esperança e sonhos, prontos para fazerem a diferença no mundo, o que nos proporciona situações tão surreais e mágicas que nos faz querer viver cada uma delas. Mas, a distância e o “mundo real” podem tirar as últimas chances a que esses jovens ainda se apegam.


Zhang divide a história em duas partes – o antes e o depois do grande evento. Recorrendo a flashbacks, acompanhamos Micah tentando lembrar o que fez nas últimas semanas e Janie elaborando seus planos mirabolantes para tornar o mundo mais suportável. Isso pode tornar a leitura confusa no início, mas na medida que as páginas vão sendo avançadas o estranhamento é superado e a leitura flui bem.

“Esquecer é fácil. Isso não devia ser uma surpresa, mas me surpreende. Esquecer foi fácil. Lembrar é eterno e dói eternamente.”

O Fim do Mundo é Aqui é um livro que aborda temas como separação familiar, consumo de drogas, estupro, bullying, depressão e suicídio; que apesar de parecerem repetitivos, são cada vez mais relevantes para informar e conscientizar jovens e adultos sobre a gravidade da situação e da necessidade do amparo e proteção à todos que sofrem desses graves problemas. Além disso, a obra traz muitas passagens que podem ser destacadas e personagens com muitos sentimentos.


Sinopse:

Janie e Micah, Micah e Janie. Desde os primeiros anos da escola. Almas gêmeas em segredo. Melhores amigos que passavam as tardes na pedreira da cidadezinha onde cresceram juntos, a mais profunda de Iowa. Até que Janie desaparece, e tudo o que Micah pensava que sabia sobre sua melhor amiga é borrado de dúvida. Até que Micah acorda no hospital, e não se lembra de nada. Mas para montar o quebra-cabeça do desaparecimento de Janie e entender seu apocalipse particular, Micah Carter precisa recuperar suas lembranças, inclusive as mais difíceis, numa jornada devastadora. Adotando uma narrativa não linear, que vai e volta entre Antes e Depois e alterna as vozes dos dois protagonistas-narradores, Amy Zhang, autora do surpreendente Quando tudo faz sentido, conta a história de uma amizade marcada por obsessões e segredos dolorosos. E, mais uma vez, entrega um romance Young Adult original, sincero, comovente e impossível de largar até a última página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário