sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Resenha | O Garoto no Convés – John Boyne


No mundo literário, poucos escritores são tão unânimes quanto John Boyne. Dono de uma escrita que cativa e emociona, Boyne também surpreende pela variedade de temas em que conquista os corações dos leitores pelo mundo afora.


Depois do estrondoso sucesso com O Menino do Pijama Listrado (lançado no Brasil em 2006)Boyne se aventura pelas navegações marítimas e nos presenteia com O Garoto no Convés, lançado pela editora Companhia das Letras, em 2009.

Na história somos apresentados ao jovem John Jacob Turnstile, um garoto órfão que sofre dos mais diversos abusos. Na tentativa de se dar bem no natal, termina sendo preso e recebe uma oferta que mudará para sempre a sua vida – embarcar a bordo do navio britânico HMS Bounty para uma importante missão.


No início da viagem vemos um Turnstile assustado e com a ideia de fuga, mas na medida que os dias vão passando, ele vai se afeiçoando ao capitão Bligh e dessa relação paternalista surge um sentimento de lealdade que faz nosso jovem protagonista amadurecer e fazer planos para o futuro – as cenas que envolvem esses dois personagens são as melhores do livro, pois é quando grandes mistérios da obra são revelados.

Vale destacar que O Garoto no Convés é um romance narrado todo em primeira pessoa, no caso pelo jovem Turnstile, o que nos possibilita ser um “tripulante” do Bounty. Divididos em cinco partes – duas passadas totalmente em alto mar, nas quais é possível conhecermos os tripulantes e os desafios da vida a bordo de um navio e a sua hierarquia; uma no Taiti, onde descobrimos a missão dos homens e em como eles são seduzidos pelas maravilhas da ilha; e ainda, a última parte onde somos presenteados com um final emocionante e cheio de surpresas. Nosso protagonista reproduz, com maestria, as tensões dos fatos que viveu e os locais que conheceu, facilitando para que o leitor se sinta parte dos acontecimentos.

Com passagens de ação e muita tensão, a primeira metade do livro é bastante dinâmica. Contudo, na metade final a obra desacelera ficando um pouco maçante em alguns momentos, mas nada que comprometa a leitura. Essa estrutura funciona bem para criar uma atmosfera de angústia e desespero, necessárias para a conclusão da viagem.

O Garoto no Convés é uma leitura bastante agradável, que além de apresentar um importante momento histórico, traz uma grande aventura marítima. Aos leitores que buscam grandes escritores para ler, John Boyne é uma aposta certeira e com promessa de muitas emoções.



Curiosidades:

– A obra é baseada em fatos reais. O motim ocorrido no HMS Bounty é um dos casos mais famosos da marinha britânica.
– O fidalgo que dá a oportunidade para que John Jacob mudasse de vida, Matthiew Zélla, é o protagonista do primeiro romance de John BoyneO Ladrão do Tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário