domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | Conversas Que Tive Comigo – Nelson Mandela


Na história da humanidade poucos líderes foram tão unanimes quanto Nelson Mandela. Dono de uma resiliência sobre-humana, ele saiu da prisão (onde ficou por 27 anos – por lutar contra o Apartheid, sistema de segregação racial existente na África do Sul) para se tornar o primeiro presidente democraticamente eleito e unificar o país.

Nelson Mandela
Tendo a missão de promover o diálogo e ajudar a resolver os conflitos em diversas partes do mundo, Mandela possuía sobre si os holofotes de quem o admira e inúmeras obras ajudam a aumentar sua fama e o engrandecer. Nesse sentido, Conversas Que Tive Comigo, se torna ainda mais relevante por apresentar o homem por trás da lenda.

A obra em tela foi escrita de próprio punho, sendo uma catalogação de inúmeras cartas e anotações que Madiba foi construindo ao longo de sua jornada. Em pouco mais de 400 páginas, notamos a humildade, a coragem, o amor a família e a seu povo, além da cortesia e diplomacia de um homem que sempre buscou fazer o melhor em prol de um mundo mais igualitário.

Ao longo da leitura podemos estranhar a falta de sequência lógica na obra, uma vez que muitos escritos não passam de meras anotações. Contudo, ao viajarmos pela trajetória desse grande homem, em nada compromete o misto de emoções que o livro provoca. Despertando nos leitores, na conclusão da obra,  o grande desejo de ter conhecido pessoalmente esse líder – o homem que fez uma grande diferença para a humanidade.


Vale destacar que Mandela não foi o único responsável pela extinção do Apartheid. Como ele deixa muito claro em suas inúmeras cartas, o grupo do CNA – Congresso Nacional Africano e outros, foram os responsáveis por instituir a democracia na África do Sul. É interessante também notar que, apesar dos diversos prêmios e reconhecimentos internacionais, os pés de Madiba sempre estiveram fincados em raízes firmes no interior em que cresceu, nos valores em que aprendeu e na família que formou – essa um pouco negligenciada ao longo de sua vida, o que talvez tenha sido um dos seus grandes pesares.
Conversas que tive comigo, lançado pela editora Rocco, apresenta de forma breve como Nelson Mandela resistiu, lutou e negociou para pôr fim às barbáries de um dos regimes mais absurdos da história humana, o Apartheid – que vitimou milhões de pessoas. A obra é ainda, um presente para todos aqueles que buscavam conhecer um pouco mais de Madiba – sob sua própria perspectiva.

Curiosidades:

  • Se tivesse vivo, Mandela estaria completando 100 anos.
  • Mandela já foi representado no cinema por Morgan Freeman, no filme Invictus.
Sinopse


Conversas que Tive Comigo traça um retrato pessoal sem precedentes de um dos maiores líderes de nosso tempo, Nelson Mandela que mantém participação ativa nas discussões sociopolíticas mundiais e preside a Fundação Nelson Mandela, voltada para a promoção da justiça social e da paz através de programas de pesquisa, parcerias e diálogo com diversos setores da sociedade.
Com prefácio assinado por Barack Obama, o livro se baseia no arquivo pessoal de materiais inéditos de Nelson Mandela, incluindo seus diários da prisão, suas anotações sobre as negociações para o fim do apartheid, correspondências, recortes de jornais e rascunhos de discursos e gravações nunca vistos nem ouvidos antes, que propiciam a plena compreensão do lado humano do ícone reconhecido em todo o mundo.
Adquirido pela Rocco em acirrado leilão que envolveu as maiores editoras do mundo, Conversas que Tive Comigo foi o livro mais disputado da Feira de Frankfurt de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário