domingo, 29 de dezembro de 2019

Resenha | O Poder do Não Positivo – William Ury


“O fim das nossas vidas começa quando calamos sobre o que é importante.”
A modernidade fez com que a maioria das pessoas vivessem em constante movimento sempre em busca de algo que nem sempre está claro. A chamada realização profissional e o dito bem-estar social (status) muitas vezes cobram preços que vai de encontro a nossa própria essência, e, nós, que tememos as consequências de contrariar aqueles que nos são caros – chefe, familiares, amigos; terminamos nos calando e desenvolvendo uma incrível dificuldade em dizer Não.
“Os Nãos se tornam mais difíceis à medida que ficamos mais velhos e nossas emoções e motivações se tornam mais complexas, e a nossa percepção das consequências mais agudas.”
É nesse contexto que o renomado escritor e negociador William Ury, fundamentado no curso que ministra para gerentes e profissionais na Universidade de Harvard, nos presenteia com o livro O Poder do Não Positivo. Lançado no Brasil em 2007 pela editora Elsevier, a obra além de ter como objetivo mostrar que o principal problema por trás dos conflitos humanos é a dificuldade em dizer Não; também nos convida a exercitar nossa capacidade em dizer Não, de forma que possamos reafirmar nosso Sim interior e estabelecer com o nosso interlocutor uma relação de respeito mútuo.

William Ury
Ao longo de três etapas e nove capítulos aprendemos lições que vão desde a preparação do nosso Sim interior até a ação – a exclamação do não, fazendo desse exercício uma verdadeira arte de negociação. O livro traz muitos exemplos que ilustram os ensinamentos e facilita a apropriação do que está sendo ensinado que nos ajudarão a dizer não de maneira positiva, atingindo o objetivo.

A obra de William UryO Poder do Não Positivo, é de fácil leitura por apresentar uma linguagem acessível e com inúmeros exemplos, prende o leitor por oferecer soluções e alternativas a problemas cotidianos e deveria ser obrigatória na cabeceira de todos que buscam estabelecer relações mais saudáveis.

Sinopse


Diariamente, vivemos situações nas quias precisamos dizer Não para as pessoas. Não é a palavra que usamos para nos proteger e defender daquilo que é mais importante para nós. No entanto, dita da maneira errada, essa palavra pode deixar as pessoas irritadas e distanciá-las. Por isso, é fundamental dizer Não de maneira correta e eficaz.

O maior obstáculo para se dizer Não de modo bem-sucedido não é o outro, por mais difícil que ele seja, mas, sim, nós mesmos. É a nossa tendência totalmente humana de reagir - agir com intensa emoção, mas sem um propósito claro. Nossos Nãos costumam ser reativos. O que nos faz reagir são as emoções negativas. O medo e a culpa nos levam a ceder ou a calar, enquanto a raiva nos leva a combater.

Em O poder do Não Positivo, William Ury mostra como você pode usar suas emoções para se motivar a dizer Não e defender o que é importante. A ansiedade, o medo e a raiva dão o dom da energia transformadora, que é precisamente aquilo de que você necessita para efetuar mudanças internas e externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário