quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Resenha | Heartstopper - Volumes 1 ao 4 (Alice Oseman)

 Por Marina Lamim

O que faz de uma obra um best-seller?

A forma de se comunicar com os leitores a ponto de fazer com que eles falem sobre isso por muito tempo? O fato de tratar de temas contemporâneos e por isso causar um clamor pela sua relevância? Apresentar personagens marcantes, a ponto dos leitores se apaixonarem e torná-los reais? Tudo isso está presente na HQ Heartstopper, uma coletânea de quatro volumes (até o momento), que chega ao Brasil pela Seguinte,selo da Companhia das Letras.

Com uma história apaixonante e muito bem escrita pela Alice Oseman, vamos conhecer Charlie e todos os dilemas de lidar com a própria sexualidade, em um ambiente difícil como o colegial. Nesse caminho, vamos nos emocionar ao nos depararmos com temas como a amizade, relacionamentos homoafetivos, respeito, representatividade, entre outros assuntos que atraem jovens e adultos.

 Heartstopper Vol. 1 - Dois Garotos, Um Encontro

Charlie é estudante do 1° ano e é gay. Quando contou isso para alguns amigos, logo a escola toda ficou sabendo, e como consequência ele começou a sofrer bullyng.

Nick Nelson, do 2° ano, é atleta do time de Rúgbi e também estuda na mesma escola, o colégio Truham para rapazes.

Charlie e Nick começam uma amizade, de maneira despretensiosa, onde vemos muita sintonia e conexão entre os dois desse o início!

Acompanhamos a paixão nascer entre ambos ao longo das páginas, inclusive a descoberta de Nick ao se ver apaixonado por um menino:

Eu gosto de meninas, mas agora gosto de um menino???? 

E é impossível conter o sorriso durante a leitura 

Uma leitura leve, gostosa, que faz o coração ficar quentinha e em uma edição lindíssima que só a Editora Seguinte, do grupo Companhia das Letras, seria capaz de nos proporcionar!

 

Heartstopper Vol. 2 - Minha Pessoa Favorita


No Vol. 2 de Heartstopper acompanhamos a descoberta de Nick sobre a bissexualidade, num momento em que ele se encontra confuso sobre sua sexualidade:

"Ser bissexual significa que você sente atração por mais de um gênero, não apenas por mulheres ou apenas por homens" 

Um livro que eu achei totalmente necessário e que aborda um assunto muito importante de uma maneira leve.

Nick finalmente se identificou como bissexual e se assumiu para a mãe, com isso percebemos o quão é importante ter uma rede de apoio nesses momentos.

 

 


Heartstopper Vol. 3 - Um Passo Adiante

"Existe essa ideia de que, se você não é hetéro, você TEM que contar pra toda a sua família e seus amigos imediatamente, tipo, como se você devesse isso a eles. Mas não. Você não tem que fazer nada até se sentir pronto".

De fato, as pessoas esperam que quem faz parte da comunidade LGBTQIA+ em algum momento "tem" que sair do armário (eu odeio essa expressão, mas é a que consta nos livros) e se assumir.

E o Nick está nesse dilema. Ele e Charlie estão namorando e querem contar para os amigos, mas não sabem como. Porém, Charlie está com receio do Nick passar por todo o bullyng que ele passou.

Durante uma excursão da escola à Paris, Nick acaba assumindo para um grupo de alunos sobre o namoro dos dois, e se sente muito bem com isso!

Poder ser quem é e sem precisar se esconder é libertador e deveria poder ser normal e não um tabu. Afinal, amor é amor!

A cada volume de Heartstopper eu me apaixono mais e mais pela história e pelas edições da @editoraseguinte  Heartstopper vol. 3

 

Heartstopper Vol. 4 - De Mãos Dadas

Ao longo da viagem à Paris, Nick começou a observar que Charlie apresenta algum "problema" em relação à comida. Ele nota que Charlie não come direito, come muito pouco ou às vezes não come nada.

De uma forma certeira, Alice nos apresenta sobre um problema de saúde mental muito comum, mas pouco discutido: anorexia. 

"Ele precisa de ajuda de um médico ou terapeuta... alguém que entenda se transtornos alimentares e como tratar isso. O amor não pode curar um transtorno mental" 

Charlie está sofrendo com transtornos mentais e com todo o apoio de Nick, ele consegue conversar com os pais e ir em busca de ajuda médica!

A mãe de Nick foi essencial nessa jornada, conversando e o auxiliando sobre como poderia ajudar Charlie a buscar ajuda.

Um tempo internado num Hospital Psiquiátrico foi essencial para que Charlie entendesse melhor sobre seu transtorno e ver o quão importante é buscar ajuda e ter uma rede de apoio!

Heartstopper foi meu primeiro contato com a escritora Alice Oseman e está sendo uma delícia acompanhar! O tipo de história que eu quero que meus futuros filhos leiam.

E já quero os outros volumeeeeeees!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário