segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Resenha | Até Os Ossos (Camille De Angelis)

 Por Marina Lamim

🚨A obra a seguir pode conter gatilhos - práticas de canibalismo

Maren e sua mãe estão sempre mudando às pressas de cidade, sem se despedir de ninguém e com apenas o essencial na mochila. E o motivo é bastante peculiar: Maren come, literalmente, pessoas.

Ao encontrar a filha com um pedaço de osso, pertencente à sua babá, na boca e o restante ao lado no chão, Janelle percebeu que a vida de ambas não seria fácil.

No entanto, logo após completar dezesseis anos de vida, Maren acorda e vê que a mãe a abandonou. E esse é o ponto de partida da história. Maren não conhece seu pai e ao se ver sozinha, resolve ir em busca de conhecer sua história.

"Não sou mais capaz de proteger você, Maren. Não quando eu devia estar protegendo o resto do mundo de você."

Não conhecia esse livro e confesso que o que me atraiu nele foi a capa. A Suma caprichou na beleza da arte e a diagramação perfeita. 

A escrita da autora é bem fluida e me prendeu desde a primeira página. No entanto, algo no livro me incomodou, julgo ser a tradução. Não conheço o trabalho da tradutora Jana Bianchi, tampouco li na versão original. Mas notei uma brasilidade em algumas falas de um personagem do sul do país, como por exemplo, o uso de gírias "guria" e "piá", que me causou estranheza, uma vez que a história se passa nos EUA e não no Brasil.

O início da história me prendeu demais, mas achei que a narrativa se perdeu do meio para o final. Achei algumas pontas soltas e sem explicação ou conclusão, o que também me causou incomodo.

Vi que saiu uma adaptação cinematográfica baseada no livro, tendo como protagonistas Taylor Russell e Thimothée Chalamet e fiquei curiosa para assistir.

Até os Ossos é um livro original, que se utiliza do terror para abordar temas como amadurecimento, empoderamento e sexualidade. Contudo, mesmo considerando um bom livro pra quem busca um passatempo, para mim está longe de ser uma leitura memorável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário