quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Resenha | Carrie Soto está de volta (Taylor Jenkins Reid)

 Por Marina Lamim

Quando a Taylor Jenkins Reid lançou o seu arrasa quarteirões Daisy Jones & The Six, muitos se perguntaram se ela era uma estrela em ascensão ou autora de um único sucesso. Tais questionamentos logo foram respondidos com o maravilhoso Os sete maridos de Evelyn Hugo e assim, a Reid colocou em definitivo seu nome do hall dos grandes escritores.

Demonstrando, mais uma vez, sua versatilidade como escritora, agora ela chega com o Carrie Soto está de volta, em mais uma parceria com a editora Paralela, Selo da Companhia das Letras.

 

Carrie Soto foi uma tenista profissional com recordes invejáveis, chegando a ficar na 1ª posição do ranking mundial por semanas. Mas agora, aposentada, ela está diante de outra jogadora capaz de alcançar seu nível a ponto de desbancá-la. Essa realidade mexe tanto com ela (e principalmente com o seu ego) que decide, aos 37 anos,  retornar às quadras.


Carrie, órfã de mãe desde cedo, é filha de Javier Soto, um famoso tenista argentino que, por conta de lesões no joelho, se viu obrigado a parar de jogar. Obstinado a fazer de sua filha a melhor tenista do mundo, Javier passa a treiná-la desde criança.

 

Como resultado, a vida toda de Carrie foi focada no esporte e, com o apoio do pai, virou também o seu objetivo de vida: Ser a número um do mundo. Mas, do que ela teria que abrir mão pra realizar esse sonho? E no final, será que todo o caminho realmente valeu a pena?

 

"Você diz que dedicou sua vida ao tênis, mas voltou da aposentadoria para ganhar, não para jogar. Foi por isso que ficou todo mundo puto com a sua volta. Você não tem coração".

 De todos os livros que eu li da Taylor, esse sem dúvidas passou longe de ser meu preferido. A escrita, como sempre, impecável, mas a arrogância da personagem principal, a meu ver sem necessidade, me fez me afastou do prazer da leitura. A narrativa, por vezes, achei lenta e repetitiva, com muitas descrições técnicas sobre o esporte em si, o tênis – o que por um lado é bom, pois eu tinha conhecimento zero sobre, mas chegou uma hora que ficou cansativo.

 

Enfim, demorei a engatar na história, mas o final foi bom, o que se mostrou ser acertada a insistência em lê-lo até o fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário