quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Resenha | Árvore Inexplicável (Carol Chiovatto)

 Por Marina Lamim

SINOPSE:

Diana está terminando o curso de história na USP e mal vê a hora de deixar para trás a rotina cansativa entre Guarulhos, a cidade onde mora, e São Paulo, onde estuda, trabalha e encontra os amigos. Desde jovem, a universitária testemunha fenômenos peculiares que só ela enxerga: breves aparições de uma névoa colorida, próximas a determinadas árvores. Certa noite, diante do quiosque de salgados da faculdade, ela vê uma ocorrência e percebe que não foi a única a presenciar o estranho fenômeno. Quando seus amigos mais próximos revelam segredos que jamais poderia imaginar, Diana descobre que suas visões fazem parte de um ecossistema complexo, alvo de conspirações e jogos de interesse. Agora, ela terá de lutar para proteger espécies ameaçadas – e garantir a segurança daqueles que ama.

RESENHA:

Desde criança Diana enxerga "ocorrências", que aparentemente somente ela enxerga. São névoas coloridas sempre ao redor de uma teia da aranha-fio-de-ouro.

Estudante do último período de História, na USP, um dia ela enxerga esse fenômeno em uma árvore do campus da universidade, mas dessa vez ela observa que outro rapaz também o enxerga.

Esse rapaz é Miguel, irmão do Tiago, melhor amigo de Diana.

Ela resolve o questionar sobre ele ter enxergado também, porém o mesmo nega, fazendo com que ela comece a duvidar de sua sanidade mental.

"Árvore Inexplicável" é uma fantasia urbana que se passa em São Paulo, entre o ano de 2019 e 2020, bem no início da Pandemia do Covid-19 e que chega as livrarias pela Editora Suma, selo da Companhia das Letras.

O que eu mais gostei na história foi essa ambientação atual e a maneira como a escritora, Carol Chiovatto relatou de maneira fidedigna o que estava acontecendo no país à época: hospitais lotados, mortes, quarentena, uso de máscara, incerteza sobre vacina e o descaso do governo com a ciência.

Além de abordar sobre crimes ambientais, correlacionado com corrupção de políticos e o agronegócio.

Achei superinteressantes essas abordagens feitas pela autora, e ler sobre problemas que ocorrem no Brasil trouxe uma boa imersão na história.

Para quem gosta de fantasia com toques de mistério e muita ação, é um prato cheio.

Confesso que não é um gênero que eu curto muito, então as partes do livro com mais ação foram as que eu menos gostei.

No geral, foi uma leitura que eu gostei de ter feito e, principalmente, de ter conhecido a escrita de mais uma autora nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário