domingo, 22 de janeiro de 2023

Resenha | O Exercício da Incerteza (Drauzio Varella)

 Por Camila Moura

Sinopse:

A medicina não é uma ciência exata. Seu exercício está sujeito a fatores imprevisíveis que variam de paciente a paciente – tendo sempre a finitude humana no horizonte. Essa parcela do imponderável é matéria para o relato de Drauzio Varella, oncologista que se tornou nacionalmente conhecido como um dos primeiros médicos a fazer uso dos canais de comunicação de massa para propagar informações sobre saúde e conscientizar sobre bons hábitos. O autor narra com sensibilidade e franqueza episódios de sua vida a partir do fio da medicina. Por sua prosa fluida, acompanhamos momentos críticos, como a pandemia do HIV e a epidemia de tuberculose nos presídios em que atendia voluntariamente, e outros celebrados, como a bem-sucedida campanha de combate ao uso de drogas injetáveis no Carandiru, que capitaneou. Estas memórias ultrapassam o registro biográfico ao fazer uma reflexão sobre a prática médica, que figura nestas páginas como arte que exige humildade, estudo, empatia e habilidade para atravessar os reveses do acaso.

Resenha:

Drauzio Varella é formado em medicina pela USP, conhecido por seu trabalho na comunicação médica, é autor de inúmeros livros, entre eles o Estação Carandiru, que ganhou o prêmio Jabuti de não ficção.

No seu novo livro, O exercício da incerteza, lançado pela Companhia das Letras, ele traz relatos e memórias da sua vida pessoal e profissional, que vão desde a sua infância até a pandemia de Covid 19.

Nesse livro é possível conhecer mais sobre a vida do Drauzio para além da medicina, mas também conhecemos o trabalho como voluntário dos presídios de São Paulo, como professor e pesquisador.

Em um dos trechos falando sobre a sua infância, conhecemos mais sobre os seus pais e sobre a doença que levou a sua mãe desse plano.

“Eu nunca havia contado essa história - nem para as minhas filhas, nem para minha mulher, nem para minha irmã, que assistira à mesma cena. Que força arrebatadora tem a literatura, capaz de nos fazer revelar experiências tão pessoais, mantidas em segredo por mais de cinquenta anos.” Relata o Drauzio sobre a perda prematura da sua mãe.

Além disso, passamos por períodos críticos da história do Brasil e do mundo, tudo isso relatado sobre o olhar sensível de um médico e ser humano que estava presente na ditadura, na epidemia de HIV, nas pesquisas oncológicas e na pandemia da covid 19.

Sem dúvidas esse livro é uma viagem histórica de uma perspectiva médica, mas com uma linguagem de compreensão universal, uma leitura que todos deveriam fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário