sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Guerreiros da Esperança (Andrea Hirata)


  • “Ele nos convenceu de que a vida podia ser feliz mesmo na pobreza, desde que se tivesse a coragem de, em vez de receber, dar o máximo possível." - 22
  • "Nossa experiência (...) comprova a tendência humana de se concentrar nos defeitos e não nas virtudes dos outros." - 78
  • "- A profundeza do mar é imensurável, a de uma mentira é imprevisível." - 97
  • "Talvez o amor tenha a capacidade de trazer à tona características ou talentos escondidos, coisas que não sabíamos que estavam dentro de nós." - 130
  • "A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos!" - 164
  • "Mas (...) jamais se cansou de tentar convencê-las de que o conhecimento tinha a ver com amor-próprio, que a instrução era um ato de devoção ao criador e que a escola nem sempre tinha o propósito de prover diploma e dinheiro. A escola tinha a ver com dignidade e prestígio. Segundo a gloriosa definição de Pak Harfan, a instrução era a celebração da humanidade, da alegria de estudar, a luz da civilização." - 194
  • "A experiência me ensinou algo importante sobre a pobreza: ela é uma mercadoria. A PN cancelou os planos de extração de estanho no terreno de nossa escola, mas isso não nos deixou menos pobres. Como não seríamos mais varridos do mapa, não havia mais conflito com a PN. Ninguém poderia chantagear a empresa para tirar proveito da situação ou se tornar famoso por defender os pobres. Ninguém se tornaria um heroi de ocasião, nenhum voto seria ganho com o incidente. Não haveria fotos tristes coladas em pedidos para arrecadação de fundos. A meia-volta das dragas derrubara o valor de mercado da pobreza da nossa escola." - 228
  • "Podemos nos tornar céticos, sempre desconfiados, porque fomos enganados uma única vez por uma única pessoa. Um amor sincero, porém, parece mais que suficiente para alterar toda a percepção que se tem desse sentimento." - 258 e 259
  • "A escola não precisa ser apenas um meio para chegar ao próximo nível, ganhar dinheiro e ficar rico. Em vez disso, Pak Harfan via a escola como uma evocação da humanidade, representando a dignidade, a alegria de aprender e a luz da civilização. A escola hoje em dia não é mais um lugar para moldar o caráter, mas uma parte do plano capitalista para o indivíduo se tornar rico e famoso, para exibir títulos acadêmicos e obter poder." - 271
  • "A sabedoria era tão simples quanto aquela escola humilde. Destino e esforço são as duas montanhas azuis que ninam e confortam a humanidade. Essas montanhas conspiram entre si para criar o futuro e a maioria de nós acha difícil entender como elas trabalham juntas. Os que fracassaram em alguma área da vida culpam Deus. Dizem que são pobres porque Deus quis assim. Os que estão cansados de tentar cruzam os braços, esperando que seu destino mude sozinho. Os que não querem trabalhar duro aceitam o próprio destino porque acham que é impossível mudá-lo (...). O que sei com certeza (...) é que uma vida de trabalho duro é como pegar uma fruta de um cesto com os olhos vendados. Não importa qual seja a fruta que acabe em nossa mão, pelo menos temos uma fruta. Por outro lado, a vida sem trabalho duro é como procurar um gato preto num quarto escuro, de olhos vendados, sendo que o gato nem está lá." - 275 e 276

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