domingo, 27 de outubro de 2013

1968 - Eles Só Queriam Mudar o Mundo (Regina Zappa e Ernesto Soto)


  • "... Seja realista, peça o impossível." - Pág. 16
  • "Se você odeia alguém é porque odeia alguma coisa nele que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos pertuba. (Hermann Hesse)" - Pág. 85
  • "A paz não é um estado primitivo paradisíaco, nem uma forma de convivência regulada pelo acordo. A paz é algo que não conhecemos, que apenas buscamos e imaginamos. A paz é um ideal. (Hermann Hesse)" - Pág. 85
  • "Uma barricada fecha a rua, mas abre um caminho" - Pág. 122
  • "Queridos amigos, queridíssimas amigas, estou ficando um velho frouxo. Vocês sabem que eu quase chorei quando ouvi o hino nacional? O hino nacional aqui, neste ambiente da minha universidade que foi tão perseguida, me tocou profundamente. Olhando para o futuro, nostálgico de mim e dos velhos tempos, o que penso? Que volte ao Campus Universitário Darcy Ribeiro aquele convivência alegre, aquele espírito fraternal, aquela devoção profunda ao domínio do saber e a sua aplicação frutífera. Éramos uns brasileiros apaixonados pelo Brasil, pronto a refazê-lo com um projeto próprio e que fosse a expressão da vontade dos brasileiros. Não éramos mesmo compatíveis com a ditadura que aqui se instaurou contra o povo e contra a nação... Eles acreditaram que fôssemos perigosos, gosto de pensar que éramos mesmo. As próximas décadas serão também de luta. Essas lutas serão o florescimento do renascer. Antevejo algumas batalhas. A primeira delas é conquistas a institucionalidade da lei original que criou a Universidade de Brasília como uma organização não governamental, livre e autônoma e autoconstrutiva... A única lei é a lei de uma organização livre e responsável pela sua construção. Cumpre libertá-la da tutela ministerial.. Queremos autonomia e liberdade. Obrigado, queridos amigos e amigas, por me aceitarem tal qual sou. Não tenho mais tempo para melhorar. Eu os beijo a todos." - Pág. 194 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário