segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Lidos | Novembro 2021

Lidos Novembro

Fala, pessoal! Mais um mês se finda e com ele não trago muitas indicações de leituras para vocês. Por motivos profissionais e de estudo, terminei não conseguindo conciliar meu tempo e terminei com um único livro lido, A Vida Nunca Mais Será a Mesma.

Vamos a ele:

A Vida Nunca Mais Será a Mesma (Adriana Negreiros, Objetiva)



- Sinopse:

Por muito tempo, o estupro foi tratado de forma obscura, aos sussurros, como tabu ou excentricidade. E mais, foi extremamente resistente o pensamento de que as mulheres também eram culpadas pela agressão sexual que sofriam. No Brasil, um dos países com maior taxa de feminicídios do mundo, sensibilizar e alertar a sociedade para essa violência – não apenas a real, como também a simbólica – é algo urgente.

Em A vida nunca mais será a mesma, Adriana Negreiros discute a cultura da violência e o estupro no Brasil em suas mais variadas formas e expressões. Do delicado tema do abuso sexual de crianças por familiares ao estupro no casamento, chama a atenção o fato de que a agressão contra a mulher não se dá apenas no espaço público – os lares podem ser ambientes igualmente opressores, apartados da interferência do Estado.

Alternando depoimentos em primeira pessoa com casos verídicos de outras mulheres, noticiados na imprensa ou investigados por ela, Adriana constrói um livro tocante e, ao mesmo tempo, elucidativo.

- Motivos para ler:

A obra é um relato sensível e corajoso da escritora-jornalista Adriana Negreiro. Tomando de partida um estupro sofrido por ela, Adriana embarca numa investigação sobre a legislação brasileira para desvendar e discutir a problemática da violência contra a mulher. Ela ainda apresenta, pelas vozes das próprias vítimas, as variadas formas de violência que existe e como esses crimes deixam marcas físicas e emocionais nas vítimas, que em muitos casos duram a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário