domingo, 18 de julho de 2021

Resenha | Árvore dos Desejos (Katherine Applegate)

 


Há uma dualidade no coração da humanidade. No mesmo momento em que temos pessoas capazes de gestos altruístas e generosos para com o próximo; há aqueles que perdidos e desorientados tentam espalhar o caos no mundo.

"Queria dizer que amizade não tem que ser complicada. Que às vezes nós é que permitimos que o mundo a transforme em uma coisa difícil."

Essa dualidade da natureza humana é o ponto de partida para a história de Árvore dos Desejos, o mais novo livro da autora Katherine Applegate, que chega no Brasil pela editora Intrínseca e em uma edição muito especial, com capa dura e projeto gráfico incrível.

Na trama, acompanhamos a história de Red, um carvalho antigo e que recebe anualmente em seus galhos centenas de desejos. Um desses pedidos, foi feito pela Samar, uma menina de coração puro e que se sente muito solitária. É quando nosso improvável carvalho, resolve quebrar as regras e interferir nas histórias que ele sempre viu como expectador.

"Todos esses anos, os desejos têm sido uma bênção e um fardo. Mas a verdade é que todo mundo precisa de um pouco de esperança."

Árvore dos Desejos em uma primeiro momento, pode dar ideia de se tratar de um livro infantil. Contudo, ao longo da leitura vamos identificando mensagens para o público de todas as idades. Com uma narrativa mais próxima da fábula, vamos acompanhando importantes lições sobre companheirismo, acolhimento, amizade, respeito, empatia e coragem, resiliência, origens.

A autora com muita sensibilidade se utiliza de elementos da natureza - árvores e animais - para tratar de um tema complexo, nesta história a questão da xenofobia; e por tabela traz ensinamentos aos humanos sobre como viver em harmonia e sobre a coragem de lutar por aquilo em que acreditamos ser justo e o mundo que queremos.

Árvore dos Desejos é um livro de leitura fácil, mas com uma história importante e que tocará nos nossos sentimentos mais profundo. É uma obra ideal para quem busca uma leitura edificante e para os amantes de animais. Depois do livro O Grande Ivan, a Applegate acerta mais uma vez, e nos oferece uma grande história, que ao virar das últimas páginas estaremos com o coração quentinho e com a esperança renovada.

"Se esta história fosse um conto de fadas, eu diria que uma mágica aconteceu naquele dia dos desejos. Que o mundo mudou e que vivemos todos felizes para sempre. Mas estamos falando da vida real. E a vida real, como um bom jardim, é uma bagunça. Algumas coisas mudaram, Outras, não. Mesmo assim, otimista que sou, ainda tenho muita esperança no futuro."


Nenhum comentário:

Postar um comentário