sexta-feira, 12 de março de 2021

Resenha | Minha História Para Jovens Leitores (Michelle Obama)

Há um ditado popularmente conhecido que diz “por trás de um grande homem, há uma grande mulher“; não se sabe exatamente a autoria dessa frase, que muita gente enxerga como um elogio a figura feminina. Contudo, se refletirmos a fundo sobre a oração destacada passaremos a questionar porque a mulher deve ficar atrás do homem? Por que ela não pode vim ao lado ou mesmo a frente do homem, em uma parceria benéfica?

Parte dessas reflexões e inquietações são abordadas pela Michelle Obama, na nova edição de seu livro autobiográfico Minha História Para Jovens Leitores, lançado no Brasil pela editora Seguinte. Na obra, a ex primeira dama dos Estados Unidos e uma das mulheres mais influentes do mundo abre sua vida de maneira inédita, e reflete sobre como suas conquistas e perdas, contribuíram para que ela se tornasse a pessoa que é hoje.

Filha de pais humildes e sempre cercada de amor, Michelle desde jovem foi educada para dar o seu máximo em tudo o que fazia e que através da educação ela teria as oportunidades necessárias para crescer na vida e assim fez, ao sair da periferia e ir estudar numa das Universidades mais importantes do mundo – a grande primeira lição trazida em suas memórias  é a importância da educação para se alcançar o sucesso e proporcionar uma mudança social.

Alguns nasceram pobres ou tiveram histórias de vida… repletas de adversidades, e ainda assim essas pessoas agem como se tivessem todas as vantagens do mundo. Aprendi o seguinte: todos tiveram quem duvidasse deles… O barulho não some, porém os mais bem-sucedidos que conheço descobriram uma forma de conviver com ele, de se apoiar nas pessoas que acreditam nelas e de seguir em frente com seus objetivos.

Já formada e com um emprego estável, Michelle sentia como a questão social e de gênero fazia com que ela tivesse que se dedicar o dobro na busca pela independência e ainda assim atuasse somente nos “bastidores” – outra importante reflexão que surge nesse momento é a importância de nos aproximarmos de pessoas de destaque para continuarmos no processo de aprendizagem e criarmos as oportunidades que precisamos. Ainda consolidando sua independência, a autora conta como conheceu seu futuro marido, Barack Obama, que viria a se tornar o presidente dos Estados Unidos e como essa decisão afetou a família.

A leitura de Minha História Para Jovens Leitores foi importante sob muitos aspectos. Primeiro é fundamental ter acesso a trajetórias de pessoas que saem da periferia e são taxadas para o insucesso, quebrar esse paradigma e mostrar que é possível a ascensão social. O segundo ponto diz respeito a figura da mulher na sociedade – tendo que lidar com um trabalho, com os cuidados da família, os cuidados consigo mesma e todas as atribuições do lar – é injusto e de uma insensatez gigante que elas ainda tenham que brigar por condições igualitárias, quando isso há muito já deveria ser uma garantia. Outro fator bem interessante na obra foram os fatos históricos narrados e a breve aula sobre o funcionamento da política americana.

Minha História Para Jovens Leitores, da Michelle Obama, é um projeto ousado da editora Seguinte, por buscar aproximar grandes histórias de leitores mais jovens, aqui a indicação é para crianças a partir de 13 anos, e por isso deve ser visitado e refletido por todos aqueles que ainda estão em processo formativo e buscam uma condição melhor de vida e anseiam por mudanças sociais capazes de promover igualdade e oportunidades para todos.

Cada partezinha da nossa história tem significado. Algumas lembranças podem causar uma pontada de dor, em especial aquelas relacionadas à juventude... Em algum momento, todos experimentamos algum tipo de dor que não conseguimos curar sozinhos. Mas muitas vezes esses pontos sensíveis ... são as partes de nós mesmos que mais vale a pena compartilhar. Desconforto e conflito interno são sinais de que estamos fazendo o difícil trabalho que envolve descobrir as mais importantes verdades sobre nós mesmos.

Sinopse:

O relato inspirador da antiga primeira-dama dos Estados Unidos, agora adaptado para o público jovem.

Todo mundo conhece Michelle Obama: a admirável primeira-dama dos Estados Unidos, casada com Barack, mãe de Malia e Sasha. Em 2009, eles se tornaram a primeira família negra a ocupar a Casa Branca. Agora chegou a hora de descobrir a sua história.

Através de suas palavras, acompanhamos sua infância e adolescência, o período de faculdade, o início de sua carreira, os primeiros anos do casamento, e a entrada na vida pública, conforme Barack avançava na política e se candidatava à presidência. Com sinceridade, bom humor e afeto, ela faz um relato vívido de como se sentiu sob os holofotes, e de como foi a vida na Casa Branca durante oito anos.

Nesta edição juvenil, Michelle nos mostra como sempre buscou viver de forma autêntica, usando sua voz e sua força para lutar por seus ideais, tornando-se um grande exemplo para as futuras gerações. Ao contar sua história com coragem e honestidade, Michelle convida os jovens a refletir sobre que história querem escrever para si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário