domingo, 1 de setembro de 2019

As Últimas Testemunhas (Svetlana Aleksiévitch)



  • "No começo queimavam casas isoladas, depois a cidade pegou fogo. Gostamos de olhar para o fogo, para uma fogueira, mas dá medo quando uma casa queima, e ali o fogo vinha de todos os lados, a fumaça cobria todas as ruas." - 15
  • "A guerra é meu livro de história. Minha solidão... Perdi a época da infância, ela fugiu da minha vida. Sou uma pessoa sem infância, em vez de infância tenho a guerra." - 34
  • "... nunca consigo ficar feliz até o fim. Completamente feliz. Felicidade não é para mim. Tenho medo da felicidade. Sempre acho que logo mais ela vai acabar. Em mim sempre vive esse 'logo mais'." - 55
  • "Não entendo o que são pessoas desconhecidas, porque eu e meu irmão crescemos entre pessoas desconhecidas. Pessoas desconhecidas nos salvaram. Mas como elas seriam desconhecidas para mim... Todas as pessoas estão ligadas. Vivo com esse sentimento, mesmo que muitas vezes me decepcione. A vida em tempo de paz é diferente..." - 86
  • "... uma amizade em um momento difícil não se paga." - 106
  • "Não quero lembrar. Mas as pessoas precisam contar suas desgraças. É difícil chorar sozinha." - 225

Nenhum comentário:

Postar um comentário