terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Resenha | Lula Biografia Volume 1 (Fernando Morais)

Na história da política brasileira, poucos personagens têm uma trajetória tão destacada quanto Luiz Inácio Lula da Silva. Seja como líder sindical, Deputado Estadual ou Presidente da República, ele sempre demonstrou que tinha talento e sensibilidade para assumir tal empreitada – seja pela sua capacidade de mobilização ou pela preocupação com o povo brasileiro.

A preocupação de Lula com o povo, fez com que ele liderasse ações/políticas sociais que nem sempre foram bem-vista por uma parte da grande mídia e nem por alguns setores da sociedade que concentram a maior parte da receita do país. Desta forma, Lula foi perseguido e preso, em dois momentos distintos da história – durante a Ditadura Militar e mais recente, na Operação Lava Jato.

“Sou um construtor de sonhos... Sonhei que era possível governar esse país envolvendo milhões e milhões de pessoas pobres na economia, nas universidades, criando milhões e milhões de empregos nesse país. Eu sonhei que era possível diminuir a mortalidade infantil levando leite, feijão e arroz para que as crianças pudessem comer todo dia. Eu sonhei que era possível pegar os estudantes da periferia e colocar nas melhores universidades deste país. Para que a gente não tenha juiz e procurador só da elite. Daqui a pouco nós vamos ter juízes e procuradores nascidos na favela de Heliópolis, nascidos em Itaquera, nascidos na periferia. Vamos ter muita gente dos Sem Terra, do MTST, da CUT formada. Esse crime eu cometi.”

São partes desses acontecimentos compreendidos entre seus primeiros passos como liderança sindical até sua absolvição na Operação Lava Jato, que são retratados no primeiro volume da sua biografia, chamada Lula, escrito por Fernando Morais e lançado pela editora Companhia das Letras.

A obra tem uma escrita simples e mostra os bastidores de acontecimentos marcantes para a história do país, como a implementação do novo sindicalismo no Brasil, a deflagração da greve no ABC Paulista na década de 1970/80, a atuação dos militares na época da Ditadura, a redemocratização do Brasil, a criação do PT, da CUT e mais recentemente os desdobramentos da Operação Lava Jato - tais fatos mostra como Lula tem sido uma figura destacada como agente e símbolo de transformações nacionais, nos últimos cinquenta anos.


Seja pela sua escrita objetiva ou pela riqueza das fotos apresentadas no livro, Fernando Morais nos coloca como leitores participantes de fatos históricos e que por motivos diversos terminaram ficando como desconhecidos pelo grande público. Assim, durante toda a leitura, a sensação que temos é de estarmos fazendo uma grande viagem pela história de nosso país e através das reflexões proporcionadas, vamos ressignificando conhecimentos enraizados e tendo a possibilidade de compreendermos a formação política do povo brasileiro e como as interferências externas contribuem para a manutenção de um sistema que tão maltrata os brasileiros.

Lula: Biografia Volume 1, de Fernando Morais, cumpre seu papel ao ser mais uma voz a narrar e analisar fatos históricos e com isso permitir que novas compreensões surjam e através delas, nasçam novas ideias que serão preponderantes para as transformações que o país precisa. A obra é relevante, ainda, por mostrar o magnetismo que existe em torno de Lula – seja ele para o bem ou para o mal – o que ajuda a explicar um pouco da idolatraria que o coloca como um dos melhores (se não o melhor) Presidente que o Brasil já teve e um forte candidato nas eleições de 2022. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário