segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Lidos | Setembro 2021

Fala, pessoal! Mais um mês se finda e com ele trago para vocês algumas indicações de leituras por meio dos livros que pude conferir. Como poderão ver abaixo, setembro foi um mês de boas surpresas e fui de uma biografia/memórias até uma fantasia nacional muito interessante.

Vamos a eles:

Lili: Novela de um Luto (Noemi Jaffe, Companhia das Letras)

- Sinopse:

Em fevereiro de 2020, aos 93 anos, falece Lili, sobrevivente do Holocausto, mãe de três filhas e viúva. Sua doença vinha se estendendo há tempos, mas isso não faz com que a dor de sua partida seja menor. A banalidade da causa, "uma infecção nos pés", é confrontada com um sentimento de descrença. Como é possível que aquela que sempre esteve presente não exista mais?

Com domínio narrativo único e uma honestidade perturbadora, Noemi Jaffe relata os primeiros dias após a perda da mãe, indo fundo em suas lembranças e seus anseios para produzir uma história sobre a morte, mas também sobre o que fica depois dela.

- Motivos para ler:

Com uma narrativa sensível e muito emotiva, a autora fala sobre as dores da perda, seu processo de luto e como é possível viver esse momento para que consiga seguir em frente.

 

A Casa Assombrada (John Boyne, Companhia das Letras)

- Sinopse:

Londres, 1867. Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha, como os heróis de Dickens sobre os quais tanto lê, e sem dinheiro para pagar o aluguel na cidade, ela depara com o anúncio de um tal H. Bennet, que busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk, leste da Inglaterra. O anúncio, contudo, não menciona a idade ou quantas crianças são, nem mesmo dá qualquer outro tipo de explicação.

Eliza não vê alternativa além de largar o emprego de professora em uma escola só para meninas e partir para o condado, onde pretende começar uma nova vida. Chegando a Gaudlin Hall, no entanto, ela se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão. Não se veem criados. De fato, não há nenhum adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.

A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas inexplicavelmente fechadas, cortinas que se movem sozinhas e ventos absurdos na propriedade. E logo coisas de fato assustadoras começam a acontecer.

- Motivos para ler:

John Boyne é um daqueles escritores constantes que possuem uma escrita fluída e que arremata os leitores já nas primeiras páginas. Aqui ele foge de sua zona de conforto e entrega uma história cheia de mistério que em muitos momentos faz o coração bater mais depressa.

 

O Espadachim de Carvão (Affonso Solano, Casa da Palavra)

- Sinopse:

Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E agora ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criatura exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.

- Motivos para ler:

A literatura nacional vive. Affonso Solano é um escritor da mesma grife que Raphael Dracoon, Raphael Montes e outros. O universo de Kurgala e suas criaturas fantásticas são ricas em detalhes e traz ação, paixão e aventura em doses capazes de prender até o mais resistente dos leitores. A saga de Adapak tem fôlego e material para render inúmeros volumes.

 

O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur (Affonso Solano, Leya)

- Sinopse:

“Ninguém viaja mais rápido que Puzur.” Lutando para se adaptar ao mundo dos mortais, Adapak se refugia no navio de Sirara, farto de lidar com os segredos do passado. Mas quando um antigo diário cai em suas mãos, o Espadachim de Carvão acaba por mergulhar nos registros de alguém responsável por influenciar não somente sua vida, mas a história de Kurgala – uma menina forçada a acompanhar a jornada de um ladrão desesperado, disposto a violar as regras mais antigas que os Quatro Que São Um deixaram para trás. Quem foi Puzur? O que procurava? Enquanto viaja pelas páginas do tempo, Adapak desconhece que sua curiosidade está prestes a colocá-lo sob a ameaça de algo que ele mesmo possa ter desencadeado.

- Motivos para ler:

Na continuação do Espadachim de Carvão, somos apresentados a Puzur, um personagem que tem muito em comum com nosso herói e carrega junto de si, uma arma capaz de mudar o destino de Adapak e todo o mundo.

Solano mantem sua escrita ágil e detalhista, e entrega as mesmas emoções e aventura da edição anterior. Além de novos personagens que mereciam uma obra a parte.

- Curiosidade:

O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur é o segundo volume da história do Espadachim de Carvão e que já ganhou um spin off chamado Tamtul e Magano e a Ameaça de Rumbada e tem o terceiro volume em produção, que se chamará O Espadachim de Carvão e a Voz do Guardião Cego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário