segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Resenha | A Casa Assombrada (John Boyne)

 


Entre o céu e a terra, existem mistérios que fogem à compreensão humana. Esses fenômenos inexplicáveis e que são sustentados pela fé foram explorados ao longo dos anos através de produções cinematográficas, literárias, entre outros.

Mostrando toda a sua grandeza como contador de histórias, John Boyne foge da sua zona de conforto e apresenta um enredo de dar calafrios aos seus leitores, no seu livro A Casa Assombrada.

Lançado no Brasil pela Companhia das Letras, a narrativa nos apresenta a jovem Eliza Caine, que após uma grande perda na vida, resolve aceitar um trabalho em outra cidade, a fim de recomeçar e deixar as lembranças triste para trás. Contudo, ela está prestes a descobrir que o mundo real pode ser tão (ou até mais) assustador que os livros que ela tanto ama.

“Somos todos animais sob nossas peles? Mascaramos nossos instintos com palavras bonitas, roupas e comportamento aceitável? Dizem que, se nos entregássemos aos nossos desejos verdadeiros, avançaríamos uns sobre os outros com uma sede de sangue sem precedentes, todos nós.”

A Casa Assombrada é uma leitura frenética. Seu ritmo um tanto cadenciado nas primeiras páginas, ficam longo para trás, abrindo espaço para uma sequência de mistério, investigação e ação - que envolve assassinatos, uma cidade interiorana que resiste a forasteiros e muitos pesadelos; que torna impossível parar de ler.

Ao longo da obra, Boyne mostra toda sua sagacidade, com personagens criados de forma rica em detalhes e que passam para o leitor todas as emoções dos acontecimentos narrados. Além disso, a ambientação do livro é um destaque a parte. A Inglaterra da era vitoriana já oferece um contexto tenebroso e que faz palpitar o coração dos leitores – seja na capital, suja e com uma neblina fantasmagórica; ou ainda no interior, com habitantes pouco acolhedores e com uma áurea misteriosa.

Depois de sucessos como O Menino do Pijama Listrado e O Garoto no Convés, John Boyne mostra toda a sua versatilidade como escritor e traz uma obra capaz de atrair atenção dos fãs mais fervorosos de Stephen King e presentear os desavisados com noites insones.


Nenhum comentário:

Postar um comentário