domingo, 10 de janeiro de 2021

Resenha | Narciso em Férias (Caetano Veloso)


 A Ditadura Militar foi um período sombrio da história política brasileira que durou de 1964 até 1985. Na época desse regime, os militares tomaram o poder através de um golpe, e passaram a comandar o país de forma arbitraria e repressiva - com direito a torturas, perseguições, assassinatos e diversas outras violências.

Hoje em dia, no campo político, voltamos a ver o radicalismo e o fortalecimento da extrema direita nos cargos de poder, fazendo com que nossa Democracia esteja seriamente ameaçada. Pensando neste difícil contexto, é importante voltarmos ao passado e ouvirmos as vitimas da Ditadura, para que a gente não repita os mesmos erros no futuro. Assim, Caetano Veloso, através da Companhia das Letras, nos apresenta Narciso em Férias, um relato na época em que ele foi preso de forma arbitrária pelos militares que estavam no poder.

"... nós nos sentimos como vítimas de um sequestro comum, embora de certo modo soubéssemos que estávamos exatamente inaugurando um período em que, no Brasil, cada vez mais pessoas sentiriam medo das autoridades e não dos delinquentes..."

Narciso em Férias é uma obra de 165 páginas, que foi lançada originalmente em 1997, como um capitulo do livro Verdade Tropical. Agora, se aproveitando de uma maior maturidade para entender a gravidade dos fatos ocorridos na época e também do lançamento do documentário, em 2020 - que leva o mesmo nome do livro - Caetano revive um dos momentos mais complicados de sua vida e apresenta um relato fiel dos 54 dias em que ficou preso, sofrendo violências psicológicas, a ponto de questionar a própria sanidade.  

A leitura da obra não é muito fluída, muito com conta da escrita poética, das divagações - próprias de alguém que está revisitando um período difícil da vida -, das reflexões filosóficas e das idas e vindas dos acontecimentos, sem nenhuma justificativa.  Ao longo de cada página vamos sentindo o crescimento do medo de Caetano e o drama de quem sequer sabia o motivo de estar preso e ainda a incerteza se voltaria vivo para casa. Outra coisa interessante é que o relato em si, não apresenta muito juízo de valor, cabendo ao leitor a pura análise do ocorrido. Os relatórios oficiais apresentados no fim da obra, que Caetano só teve acesso em 2018, enriquece a narrativa e lança luz para que o grande público conheça ainda mais, como as coisas aconteciam em um dos momentos mais vergonhosos de nossa história.

Narciso em Férias é uma obra muito necessária para os dias atuais, afinal temos a chance de aprendermos com o passado, para corrigirmos os erros do presente e assim, construirmos um futuro mais prospero e inclusivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário