quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Resenha | Y(in): Crônicas do Caos Cotidiano (Wendell Almeida)

 


Existiu entre nós um sociólogo polonês chamado Zygmunt Bauman. Segundo ele, vivemos em uma sociedade líquida, onde temos cada vez mais dificuldades em nos conectarmos e termos relações duradouras. Muito dessa liquidez de Bauman é motivada pela forma como passamos a lidar com o tempo, ou para ser mais preciso, com a falta dele. Assim, em nossa "eterna" pressa para chegarmos em algum lugar, vamos aos poucos nos anestesiando e terminamos enchendo o nosso interior de coisas não ditas ou de tarefas por fazer.


A frustração daquilo que se perde se junta ao que nunca chegou.

É nesse contexto de perdição e isolamento, que vez ou outra surgem autores que buscam na poesia uma forma de fugir do lugar comum e lançar ao mundo reflexões que dizem, PAREM! CALMA!

A poesia, enquanto forma de arte, precede o texto escrito. As formas mais antigas de poesia foram recitadas ou cantadas, como forma de relembrar a história oral, a genealogia e a lei. Sendo assim, a poesia é, em sua essência, uma arte verbal.

O cronista Wendell Almeida mergulha no dia a dia para através da sua obra Y(iN): Crônicas do Caos Cotidiano, lançada de forma independente, tentar trazer um pouco de luz nesse estilo de vida que tanto nos cobra e nos impacta. No livro em si, o jovem autor, já demonstra toda sua desenvoltura e criatividade com as palavras, ao fazer do Sumário, um campo fértil para a poesia. Além disso, ao longo de 3 capítulos/partes - vazio, não ação contemplação; ele se utiliza da própria trajetória e de alguns encontros, para fazer uma reflexão crua e antiromantica do nosso modo de viver.

Ler as páginas de Y(in) é navegar pelo caos. O autor a todo momento nos tira da nossa zona de conforto, seja pelas provocações, ou ainda desnudando nossas atitudes que demonstram como estamos anestesiados para o outro. Talvez por conta desse desconforto é recomendado que a leitura seja feita por etapas, para que se tenha tempo de se apropriar do que está sendo dito.

Y(in): Crônicas do Caos Cotidiano é um relato corajoso de alguém que vê que a magia da vida está se perdendo. É um daqueles livros necessários, pois nos propicia uma pausa para que possamos refazer nossos passos e dar algum equilibrio ao caos em que vivemos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário