sábado, 4 de setembro de 2021

Lidos | Julho e Agosto 2021

Fala, galera! Desculpem pelo sumiço. Em julho entrei de férias e logo em seguida fiquei sem computador, terminei não conseguindo indicar minhas leituras para vocês. Assim, nesse post estão as obras que li nos últimos dois meses.

Vamos a eles:

Árvores dos Desejos (Katherine Applegate, Intrínseca)

- Sinopse:

Red é um carvalho centenário que já viu de tudo um pouco em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1° de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.

Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve tudo com muita atenção, em silêncio. Mas então, numa noite fria, o pedido sussurrado da solitária Samar faz Red perceber que talvez tenha chegado a hora de sua voz ser finalmente ouvida.

- Motivos para ler:

A obra é uma fábula moderna que fala sobre o poder da amizade e a empatia. Um livro capaz de aquecer até os mais gélidos dos corações e renovar a esperança de todos aqueles - otimistas - num mundo melhor e mais acolhedor.

- Curiosidade:

Árvore dos Desejos é a mais nova obra da autora Katherine Applegate, que teve seu livro O Grande Ivan, adaptado para as telonas.


Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salem (Maryse Condé, Rosa dos Ventos)

- Sinopse:

Tituba, mulher negra, nascida em Barbados, no século XVII, renasce, três séculos depois. Torna-se outra vez real, pelas mãos da premiada escritora Maryse Condé. No início do livro, Maryse Condé anota: “Tituba e eu vivemos uma estreita intimidade durante um ano. Foi no correr de nossas intermináveis conversas que ela me disse essas coisas que ainda não havia confiado a ninguém.” Da mesma forma, quem lê Tituba poderá ouvi-la falar, do invisível, desestabilizando estruturas cristalizadas, mediando novas concepções de identidades e culturas e protegendo as pessoas insurgentes.

Aqui, essa personagem fascinante, é retirada do silêncio a que a historiografia lhe destinou. Filha de uma mulher negra escravizada, viveu cedo o terror de ver a mãe assassinada por se defender do estupro de um homem branco e de saber que o pai se matou por causa do mesmo homem branco. Cresceu sob os cuidados de uma mulher que tinha o poder da cura e que a iniciou nos mistérios. Adulta, apaixonou-se por John Indien e abdicou, por ele, da própria liberdade.

Uma das primeiras mulheres julgadas por praticar bruxaria nos tribunais de Salem, em 1692, Tituba fora escravizada e levada para a Nova Inglaterra pelo pastor Samuel Parris, que a denunciou. Mesmo protegida pelos espíritos, não pôde escapar das mentiras e acusações da histeria puritana daquela época.

- Motivos para ler:

A obra é um resgate histórico de um dos episódios mais tristes de nossa história, quando inúmeras mulheres foram perseguidas e condenadas por conta de supostas práticas de bruxaria.

Mais do que fazer justiça com a personagem de Tituba, que foi apagada da narrativa histórica. O livro é um relato forte e de forma bem direta nos convida a refletir sobre as injustiças e estruturas de poder que busca se manter até os dias atuais, as custas das minorias que são postas na condição de invisibilidade.

- Curiosidade:

Maryse Condé foi vencedora do New Academy Prize 2018 (Prêmio Nobel Alternativo).

 

Dragões de Éter: Estandartes de Névoa (Raphael Draccon, Melhoramentos)

- Sinopse:

Hoje é um dia especial para Nova Ether e para todos leitores e fãs que mantiveram seus Reis, Rainhas, Bruxas e Fadas vivos. Após 13 anos de espera, o desfecho da fantástica série Dragões de Éter ficou pronto.

Estandartes de Névoa traz todas as respostas para os questionamentos e dúvidas até então não resolvidos nos outros livros. Com desfecho surpreendente e inusitado, Raphael Draccon presenteia os leitores com tudo o que pediram e merecem saber sobre o destino de Maria Hanson, Axel Branford e Livith.

O Continente Nascente finalmente é trazido à tona na história, assim como os povos e perigos existentes nele. Também são reveladas a identidade da Virgem de Trigger – destinada a gerar o novo Merlim – e a ascensão do verdadeiro Pendragon!

O mundo de Nova Ether como se conhecia não existe mais. Não apenas mudou, como nunca mais será o mesmo! Chegou a hora de vivermos um último e emocionante sonho, escrito e pensado exclusivamente para você, leitor!

- Motivos para ler:

Depois de 13 anos desde o lançamento do terceiro volume da quadrilogia Dragões de Éter, Raphael Draccon presenteia os fãs com a conclusão de uma história incrível.

A leitura vale tanto pela nostalgia de podermos revisitar um mundo habitado por heróis e personagens que já amamos desde a infância, quanto pela escrita criativa e apaixonante, como só um verdadeiro contador de história é capaz de ter.

- Curiosidade:

Estandarte de Névoa é o quarto volume da quadrilogia Dragões de Éter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário