quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Resenha | Não Se Preocupe - 48 Lições Zen Para Aliviar A Ansiedade (Shunmyo Masuno)

 Por Beatriz Barbosa

O japonês Shunmyo Masuno, após anos de estudo/práticas espirituais traz vários ensinamentos que ele considera fundamental para uma vida mais tranquila, livre de preocupações e angústias desnecessárias.

Na sua obra Não Se Preocupe, lançada no Brasil pela Editora Companhia das Letras, através do Selo Fontanar, Masuno apresenta 48 passos (lições) divididas em 5 partes. 

Na primeira parte ele nos ensina a reduzir, desapegar e deixar para traz.

 “O zen nos ensina a não nos compararmos com os outros”

O autor nos ensina a não termos sentimentos egoístas e não nos iludirmos com sentimentos de inveja e insegurança. A viver no momento presente, não remoer memórias passadas e nem ficar pensando no futuro e sim viver o agora. “More na sua respiração”. Ele nos ensina a viver o Hoje. A não se sobrecarregar ou viver abatido, sobre a necessidade de reduzir a quantidade de pertences “Isso vai tornar a sua mente e o seu corpo mais leve”. E reforça a importância de ser quem é “Simplesmente seja quem você é. Não se concentre nas coisas que você não pode controlar;”

“Pratique a renúncia, não importa sua posição ou seu Status social.” O autor diz que quanto mais nos agarramos as coisas mais os nossos medos desnecessários se intensificam

Na segunda parte do livro ele nos ensina a concentrar apenas no que podemos conquistar no aqui e agora, sendo uma forma que nos ajuda a parar de pensar em coisas desnecessárias.

“Considere o óbvio. Você verá que a felicidade pode ser encontrada no momento presente.”

E ele segue com mais ensinamentos valiosos

“Não se apresse, não entre em pânico. Uma vez por dia faça questão de fazer uma pausa.”

“Responda de maneira positiva. Não há problema em se sentir para baixo, mas logo se levante outra vez.”

“Não vá em busca do que é desnecessário. Pare de consumir informações de forma compulsiva.”

“Não ignore seus sentimentos. Assim, não será afetado pelas coisas.”

Na terceira parte é ensinado sobre a necessidade de parar de competir e assim as coisas naturalmente se encaixam.

“Não se concentre em vitorias ou derrotas. Não importa se você vencer ou perder.”

Shunmyo Masuno reforça que no mundo atual tão cheio de egoísmo as pessoas expressão muito pouco a gratidão e quão importante é nos sentirmos gratos pelas coisas, pelos nossos colegas de trabalho, pelo dia a dia, pela vida e por tudo. E ainda traz um grande alerta, precisamos usar as palavras certas porque existe um preço grande a ser pago se você fizer fofocas e difamações, em um certo momento farão igual conosco. Devemos nos comunicar com o outro com gentileza e usando “palavra afável”.

“Espero que você se lembre disso ­- ao falar com as pessoas com compaixão, sua palavra afável terá o potencial de mover o céu e a terra”.

Na quarta parte o autor traz dicas para aprimorar as relações, trazendo a ideia que não conhecemos as pessoas por acaso e sim por algum motivo que no momento não conseguimos identificar, que em um mundo de quase 7 bilhões de pessoas é quase um milagre as poucas que conhecemos. Essas pessoas que formamos conexões são especiais e no budismo eles consideram essa conexão como innen e por causa do innem esses encontros acontecem  “Quando o carma de causa e o carma de condição estão alinhados”. Então eles acreditam que esses encontros são milagres e presente do próprio buda, então não podemos menosprezar as pessoas que entram em nossa vida.

Na quinta e ultima parte diz sobre transformar a maneira de encarar a vida e viver melhor. Ele cita sobre nossa ânsia de querer cada vez mais dinheiro e quão danoso é uma pessoa se sentir insatisfeita mesmo tento muitos bens. Ele usa uma citação de buda que diz “O desejo humano é tão grande que, mesmo que os Himalaias fossem transformados em ouro, não seria o suficiente.” Masuno ainda reforça que mesmo quando não estamos desejando nada em especifico ainda vamos em busca de dinheiro. Então ele nos questiona, “Você será aquele que conhece a satisfação, ou aquele que nunca consegue se satisfazer? Qual caminho você vai escolher?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário