domingo, 2 de janeiro de 2022

Lidos | Dezembro 2021

Fala, pessoal! Feliz ano novo para todos vocês. Antes de iniciar as novas leituras do ano, trago para vocês minhas últimas leituras de 2021. E já vou adiantando que foram excelentes.

Vamos a elas:

As Desolações do Recanto do Demônio (Ransom Riggs, Intrínseca)

- Sinopse:

No sexto e último livro da série, As desolações do Recanto do Demônio, Jacob e Noor estão de volta ao lugar onde tudo começou: a casa de seu avô. Os dois não fazem ideia de como escaparam da fenda de V. e foram parar na Flórida, mas de uma coisa têm certeza: Caul ressuscitou do mundo dos mortos. Após fugirem de um etéreo sedento por sangue, eles vão ao encontro da srta. Peregrine e dos amigos no Recanto do Demônio. O lugar tem sido assolado por pragas inimagináveis, desolações na forma de chuvas de cinzas, sangue e ossos, uma demonstração assustadora da força do exército maldito que Caul, mais perigoso do que nunca, vem reunindo para destruir de vez os peculiares. O apocalipse se aproxima, e só os sete peculiares citados na profecia podem impedi-lo. O problema é que, além de Noor, não se sabe quem são os outros seis e muito menos onde encontrá-los. Agora, os peculiares e as ymbrynes precisam correr contra o tempo, decifrar pistas enigmáticas e garantir que a menina chegue em segurança a um lugar misterioso, onde se reunirá com os outros escolhidos. Na conclusão épica e emocionante da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, o futuro está em risco, e Jacob e seus amigos precisarão se unir para atravessar uma das fendas temporais mais sombrias da história e enfrentar o poder avassalador de seu maior inimigo.

- Motivos para ler:

O desfecho da série O lar da Sta. Peregrine é repleto de ação e de suspense. Praticamente todas as pontas soltas são resolvidas e além de vermos o quanto nossos protagonistas amadureceram, as lições e os sentimentos que unem esse grupo tão diversificado, deixa um grande exemplo para todos nós – leitores no mundo real.

 

Cartas Para Minha Vó (Djamila Ribeiro, Companhia das Letras)

- Sinopse:

No mais pessoal e delicado de seus livros, a filósofa Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. O relato se dá na forma de cartas a sua saudosa avó Antônia – carinhosa e amorosa, conhecedora de ervas curativas e benzedeira muito requisitada.

A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora rememore episódios difíceis, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e os desafios para integrar a vida acadêmica. Djamila também fala de relacionamentos amorosos e experiências profissionais, das músicas, das leituras e das amizades que a acompanharam em sua construção pessoal – e da percepção paulatina de que a memória das lutas e das conquistas das pessoas negras que vieram antes de nós é a força que nos permite seguir adiante.

- Motivos para ler:

Cartas para minha vó é um convite para entrarmos na vida de uma das pessoas mais notáveis da atual geração. Com uma escrita emotiva e sensível, a Djamila nos mostra como sua criação já tinha elementos do feminismo e do antirracismo. É uma biografia muito importante que nos serve como guia nesse mundo tão plural e ainda desigual, quanto o nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário