domingo, 6 de junho de 2021

Lidos | Maio 2021

Fala, galera! Hoje estou aqui para conversar com vocês sobre minhas leituras de Maio. O mês em que eu ainda estive muito aquém nas leituras, mas que os livros escolhidos terminaram me proporcionando boas reflexões, além de muitas emoções.

Confiram abaixo mais detalhes sobre o livros:

Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer (Val Emmich, Intrínseca)

- Sinopse:

Gavin é um ator relativamente famoso que acabou de perder o namorado e agora está chorando ao vivo em um programa sensacionalista de auditório. Ele está lá para acompanhar Joan, uma garota com uma síndrome rara que a faz lembrar de absolutamente tudo o que viveu. Depois de encontrar a menina, que fugiu sozinha para participar de um programa de TV, e de se constranger durante a gravação, o ator se torna o retrato da angústia pós-adolescente: "Em tese, sou o adulto aqui, mas não sei direito como lidar com essa situação" - uma sensação que pode ser aplicada a qualquer momento da vida adulta. Apesar de ser a única personagem criança deste livro, Joan parece ser de longe a pessoa que mais sabe o que está fazendo.

Foi depois de um vídeo em que aparece queimando todas as lembranças do namorado morto viralizar que Gavin fugiu dos holofotes de Los Angeles em busca de paz na casa de amigos em Nova Jersey. Os amigos são os pais de Joan, que aos poucos se mostra uma excelente aliada na busca de respostas para os mistérios da vida. Apesar de só agora ter conhecido Gavin, a garota conviveu com o namorado dele, Sydney. Nasce assim uma parceria inusitada: Joan aplaca a saudade de Gavin com todas as lembranças que ela tem de Sydney, e ele a ajuda a contornar a ansiedade de saber que será esquecida.

Entre as lembranças de Gavin, frágeis e apaixonados, e a supermemória de Joan, tão exata e definitiva, Val Emmich altera com perspicácia os pontos de vista do ator e da menina, sobrepondo reminiscências de amor e de musica - esta, uma personagem quase palpável na trama, que percorre conflitos e se ancora com firmeza na figura de John Lennon -, até que o leitor, sem nem perceber, já é ele próprio parte dessa narrativa.

- Motivos para ler:

A obra nos oferece uma história sensível protagonizada por uma pessoa enlutada e outra que teme ser esquecida. Nessa dicotomia de visões entre o esquecer e o lembrar, somos lançamos a muitas reflexões que fazem com que nos questione qual a marca queremos deixar no mundo, ao longo de nossa vida.

O livro traz ainda muita musicalidade e é um prazer a mais, ir acompanhando a trajetória de Joan, ouvindo as músicas citadas ao longo das páginas.

- Curiosidade:

A obra fez parte do catalogo do Clube de Livros da Editora Intrínseca, compondo a Caixa #02.

 

Katarzze - Os Bastidores do Sucesso (Margarete Brito, Independente)

- Sinopse:

Testando 1, 2, 3...

Tudo que acontece até esses minutos antes de começar um show, era complemente estranho para Rômulo.

Um futuro engenheiro de família rica se vê envolvido num mundo totalmente diferente do que ele imaginava para sua vida.

Após o primeiro passo, o sentimento de êxtase é inebriante, e mais uma banda de pop rock começa a surgir no competitivo mercado musical.

Seria apenas mais um grupo de cinco amigos na busca do sucesso? Terão êxito nessa empreitada? A que custo?

Do primeiro amor as descobertas de um novo mundo, o que vai resistir diante de tantos jogos de interesse, dinheiro e glamour. Uma profusão de dúvidas e sentimentos controversos, levam nossos personagens Rômulo, Roberta e Elisa a se envolverem numa complexa miríade de acontecimentos.

E uma coisa é certa, nenhum deles sairá ileso das consequências dos seus atos.

Prepare-se que o show vai começar!

- Motivos para ler:

A escrita da Margarete é um show a parte. Tecendo sua história com muita emoção, o leitor já se vê amarrado desde as primeiras páginas.

A história apresenta como a aleatoriedade da vida, atrelada a nossas escolhas, nos leva a caminhos sequer imaginados, mas que precisamos conhecer para nos prepararmos para nosso futuro.

As páginas do livro transborda musicalidade e se passa em cenários muito aconchegante, o que torna a leitura ainda mais agradável.

Indicado para maiores de 16 anos, por conta de conteúdo erótico.

- Curiosidade:

O livro traz uma composição de uma música, de autoria da própria autora - que na verdade, foi escrita como uma poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário