quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Resenha | Nosso Lugar (Tabata Amaral)

 


A formação da sociedade humana foi pautada num protagonismo masculino. Donos do poder, os homens pegaram para si a responsabilidade pela tomada das decisões, ditando normas e regras, e ocupando, de forma majoritaria, os espaços políticos. Dentro desse contexto, as mulheres terminaram sendo relegadas, por imposição, a um lugar de coadjuvantes e, muitas vezes, passaram a ter que enfrentar todo tipo de abuso e injustiças, fruto da sociedade machista em que vivemos.

"... a sociedade, em um país tão desigual como o nosso, quando não tira a vida, vai tirando de alguns de nós a capacidade de sonhar."

Ainda assim, inúmeras mulheres têm se levantado cada vez mais e vem lutando, ao longo dos anos, para serem respeitadas e ouvidas como as protagonistas da mudança. Uma dessas mulheres se chama Tabata Amaral e ela trás em seu livro Nosso Lugar: o caminho que me levou à luta por mais mulheres na política,  seu caminho através da educação que a impulsionou a se tornar deputada federal. 

"... nós precisamos acreditar na nossa capacidade de promover mudanças."

A obra Nosso Lugar, lançada pela editora Companhia das Letras, foi dividida em cinco capítulos, onde cada um deles retrata a trajetória da Tabata numa determinada época de sua vida, caracterizando como uma biografia.

A leitura do livro é muito rápida, graças a suas 190 páginas e uma escrita bastante direta. Apesar disso, a autora traz muitas informações relevantes sobre programas educacionais existentes, que são desconhecidos do grande público. Também é importante destacar a influência/impacto que a obra trará para os jovens, por retratar a realidade de uma pessoa de baixa renda que conseguiu chegar a um lugar.

"Quando nos formamos, eu soube que estávamos escrevendo uma história diferente para nós duas. Por meio da educação, estávamos escapando dos abusos e violências que haviam marcado a trajetória das minhas avós e tias. Foi só então que deixei de ter medo de que as histórias das mulheres da minha família se repetissem, de alguma forma, em nossas vidas.  e grande destaque."

Nosso Lugar é um livro de extrema importância por trazer duas questão para o debate. O primeiro, por ser uma biografia de uma pessoa de baixa renda que chegou ao papel de protagonismo/liderança - o que serve como exemplo a milhões de jovens que até então não tinha perspectiva de futuro, por não possuir os meios para tal. E em segundo lugar, por provocar uma discussão acerca do espaço que a mulher ocupa na política brasileira e a que preço esse espaço é ocupado por elas.

Leitura indispensável para todos que buscam construir uma sociedade mais igualitária e que tem na educação o caminho para as mudanças

Nenhum comentário:

Postar um comentário